» » Cobra de Moçambique

Cobra de Moçambique

Que o reino animal se transforma de acordo com as necessidades todos sabemos. Mas até onde podem ir tais transformações? Alguns animais mudam a cor da sua pele para fugir de predadores, outros se fingem de mortos para escaparem e outros pulam mais de seis vezes o seu corpo para matar. As cobras são um desses animais adaptáveis, que mudaram para lutar pela sobrevivência, como a Cobra de Moçambique

Uma das adaptações da Cobra de Moçambique ao seu meio foi o fato de ela não mais apenas morder para matar a sua vítima. Ela pode cuspir veneno! Como? Suas glândulas produzem veneno no interior das presas que são ingeridos na bota e com impulso da língua, o veneno é lançado para fora. Por que? Porque seu veneno tem alto poder de cegar suas vítimas, e assim ela pode fugir de forma tranquila e escapar da morte.

 

Características da Cobra de Moçambique

Esta cobra é de porte pequeno, chegando a menos um metro  quando na fase adulta. Isso a deixa em desvantagem contra um agressor como um animal de grande porte e por isso ela cospe veneno a até dois metros e meio de altura. Muito? Não para a uma cobra deste pequeno porte, que pode precisar lutar com um leão para viver e precisa de todas as armas possíveis.  Ela pode cuspir seu veneno de qualquer posição, elevada ou no chão, e, muitas vezes ela mira os olhos mesmo. Quando não tratado, seu veneno pode causar cegueira. 


Habitat da Cobra de Moçambique

Infelizmente a Cobra de Moçambique jamais pode ser encontrada no Brasil, apenas em Moçambique mesmo, e por isso seu apelido. Vive em matas fechadas e regiões longe do alcance do homem.

Uma outra artimanha desta cobra é que Considerada a cobra mais perigosa depois da mamba, a cobra que consegue cuspir seu veneno é ainda mais esperta: às vezes finge morte para evitar o abuso sexual.

 

 


Atualizado em: 29/06/2023 na categoria: Espécies