O que acontece se cobra comer comida humana?

Com certeza você já leu por ai que não deve alimentar seu pet com comida humana, mas sim com ração balanceada propriamente para seu porte e seus diferenciais. O mesmo deve acontecer caso você venha a criar uma cobra. O animal é um pouco diferente sim, mas deve receber o mesmo tratamento que qualquer outro animal doméstico: comida, só se for a própria para cobra.

dieta da cobra

Sobre a alimentação das cobras existem muitas lendas. Uma delas é que tais animais apenas se alimentam de seres vivos, o que não é verdade. Ela pode sim comer itens mortos, desde que tenham a nutrição adequada para o nosso corpo. Pode-se alimentar mais adequadamente cobras de pequenos roedores, de preferência vivos. Isso porque quando mortos perde-se não apenas o aroma como a nutrição da carne, essencial para a cobra buscar energia e continuar a sua rotina. Como ela não come todos os dias, engole o animal por completo e ainda vivo para ir digerindo ao longo dos dias. Uma cobra pode passar mais de três meses sem se alimentar.

E o que acontece se damos um pão a uma cobra, por exemplo? A alimentação humana não é atrativa para a cobra, por isso dificilmente ela vai comer seja qual for o item. Há casos de cobras comendo ração de gato e cachorro, mas não é o ideal para ela. Caso ela coma, pode sofrer de desnutrição. Uma cobra desnutrida tem escamas fracas, pode não trocar de pele e perde a sua mobilidade. Pode também atacar aos humanos facilmente porque está estressada e faminta e pode tentar fugir com muito mais força em busca de alimento do que faria alimentada.

As cobras costumam também apreciar muito mais a caçada, por isso é interessante deixar o roedor ou réptil de menor porte em sua alimentação para que cace e coma. Isso ajuda a eliminar o estresse da cobra também.