» » Os Hábitos Alimentares das Cobras

Os Hábitos Alimentares das Cobras

As cobras são carnívoras, o que significa que comer apenas carne, incluindo outras cobras. Algumas são caçadoras, enquanto outras ficam na espera (por muito tempo as vezes) em algum lugar para emboscar suas presas. Elas podem ser muito sorrateiras e tentar enganar suas vítimas para fazer com que sua próxima refeição vá até elas!

hábitos alimentares das cobras

A cobra Cantil, por exemplo, tem uma ponta amarela brilhante em sua cauda para se parecer com um animal rasteiro, como minhocas. O pássaro sempre vai tentar comer, e vai ser surpreendido por uma cobra esperando para um lanchinho. As cobras do deserto se escondem debaixo da areia e esperam por algo gostoso para fingir que são apenas terra e abocanhar a presa.

Leia também:

Cadeia Alimentar da Cobra


A Melhor Alimentação para as Cobras

A menor de todas as cobras, a cobra Thread, come ovos, outras formas e também  formigas e centopéias. As maiores cobras, da espécime píton ou cascavel chegam a comer veados e porcos inteiros. A maioria das cobras se alimenta de insetos, roedores, aves, ovos, peixes, rãs, lagartos e pequenos mamíferos.

Todas as cobras engolem toda a sua comida inteira, sem muita mastigação. Elas tem sim dentes, mas estes são feitos para agarrar, ligando e segurando sua presa, não mastigar. Os dentes constritores vão agarrar e segurar suas presas enquanto elas deslizam e se enrolam nela, garantindo a alimentação. Enquanto isso, vão apertando as presas e jorrando veneno para maior garantia de sucesso. Cobras, víboras, cascavéis e outras serpentes venenosas vão mutilar ou paralisar suas presas afundando suas presas até que possam engolir todo o alimento.

Como a cobra engole um animal sem mastigar?

Alguma vez você já se perguntou como uma cobra pode engolir essas grandes refeições sem mastigar? As cobras têm poderosos músculos ao longo de toda a metade da frente de seu corpo. Elas usam esses músculos para mover, bem como para engolir. Os músculos movem a comida ao longo da garganta até o estômago. Todo esse movimento pode durar de 10 minutos a uma hora, dependendo do tamanho do animal estão a comer.

Cobras que comem costelas afiadas de animais e cascas de ovos se esforçam mais para ajudar a velocidade ao longo de digestão com sucos gástricos. Os alimentos podem durar no estômago alguns dias ou dois meses, mantendo o animal nutrido.


 


Atualizado em: 29/06/2023 na categoria: Alimentação