» » Todas as cobras são carnívoras

Todas as cobras são carnívoras

Você pode se deparar com uma cobra entre árvores, mas com certeza não vai ver este animal comendo plantas. As cobras são animais assustadores justamente por seus hábitos alimentares: elas só comem carne. Seja qual for a espécime ou o local de seu habitat natural do mundo, não existem cobras vegetarianas.

cobra comendo


A dieta das cobras

Todas as cobras são carnívoras. Sua dieta inclui roedores, pássaros e seus ovos, mamíferos, insetos, répteis, anfíbios e  peixes. O alimento principal da cobra varia de onde ela vive, seu habitat. Se está comumente em copas de árvores, costuma se alimentar de aves e ovos abandonado nos ninhos por animais voadores.

O uso do veneno na alimentação da cobra

Cobras venenosas matam ou paralisam suas presas injetando veneno nelas com a ajuda de suas presas. O veneno paralisa o sistema nervoso da vítima, causando hemorragia interna ou fraqueza. Outras cobras, como a anaconda, matam  suas presas apertando-as até a morte. Este aperto nem sempre esmaga os ossos da presa, mas é mais provável que ele a mate sufocando. Cobras não mastigam os alimentos, elas os engolem.

A digestão da cobra

Depois de comer, serpente permanece inativa para digerir sua comida. A digestão é uma atividade cansativa para este animal, especialmente se a vítima era grande. No processo de digestão uma cobra consome muita energia, que em algumas espécies, como o veneno da cobra cascavel do México, a temperatura do corpo aumenta cerca de 14 graus Celsius do que o meio ambiente. 

Se uma cobra é incomodado depois de ter comido, ela regurgita a sua refeição para escapar mais rápido, pois com o peso ela não fica tão ágil. Uma grande refeição pode manter uma cobra alimentada por muito tempo. Por exemplo, a anaconda e cobra fiton podem ficar sem comer até um ano, se elas comeram um grande animal. As cobras normalmente caçam durante a noite.


 


Atualizado em: 22/11/2017 na categoria: Alimentação