» » Cobras na Amazônia

Cobras na Amazônia

Há muitas espécies no Brasil de serpentes, porém na Amazônia existe a maior concentração destes répteis. A Floresta Amazônica é uma floresta tropical, latifoliada e úmida que abrange uma porção da Bacia Amazônia, tal qual possui, em sua extensão, sete milhões de quilômetros quadrados, dos quais cinco milhões são destinados a Floresta Amazônica. Como muitas pessoas pensam, a Amazônia não pertence somente ao Brasil, aliás, somente 60% dela é pertencente ao nosso país. Outros países como Equador, Bolívia, Venezuela e Colômbia dividem de uma pequena porcentagem do restante. A Floresta Amazônia compreende em mais da metade das florestas que restaram no planeta.

Ao compreender um pouco mais sobre a Amazônia, podemos então partir para as espécies que naquele local habitam, em especial, as cobras.


Os répteis, em geral, encontrados no mundo inteiro, gira em torno de seis mil espécies, sendo que duzentos e quarenta delas estão abrigadas na Amazônia, na porção destinada ao Brasil. Algumas destas espécies somente existem na Floresta Amazônica, sendo restritas à ela.

Destas duzentas e quarenta espécies identificadas, foi observado que as cobras abrangem mais da metade deste número, seguido dos lagartos, segundo maior grupo de espécies de répteis residente na Amazônia.

As espécies mais comuns, encontradas na Amazônia, são as jararacas, corais, cascavéis e sururucus, ambas que apresentam picada venenosa.


Há alguns meses atrás, foi encontrada uma nova espécie de cobra cega na Amazônia. Biólogos identificaram esta serpente nas proximidades do rio Madeira. Ao passar por análise, foi constatado que a cobra não possui pulmão ou escamas internas e que seu comprimento pode atingir até um metro. Este nome, cobra cega, é dado à cobras que tem a capacidade de respirar por sua própria pele. Foram encontradas, não só uma, como seis cobras desta espécie, porém somente duas foram recolhidas para estudo, uma delas morreu e as outras três foram deixadas nas proximidades do rio onde habitavam.

Na Amazônia existem várias espécies denominadas cobra cega, onde a maior foi encontrada no Acre, há algum tempo atrás. Esta até recebeu um nome, chamada de Marina Silva.

A Floresta Amazônica apresenta diferentes tipos de animais, principalmente espécies de cobras, as quais devem ser preservadas no local para reprodução, e uma parte para análise. Um lugar maravilhoso com diversas espécies de serpentes presentes em sua extensão.

Atualizado em: 19/08/2022 na categoria: Brasileiras