» » As Cobras Dormem?

As Cobras Dormem?

 

 


Sim, as cobras dormem assim como todos os seres vivos , porém no caso das cobras a dificuldade está na identificação desse período, uma vez que não possuem pálpebras móveis , e sim , uma membrana firme como uma escama , fixa e transparente, escama esta que também é trocada durante o período de troca de pele da cobra . Então é praticamente impossível saber se estão dormindo ou não.

As serpentes tem diferentes e precisos órgãos sensoriais , o que com certeza tornaria impossível pegá-la de surpresa.


Em geral as cobras dormem por cerca de 18 horas, nesse período ficam imóveis , porém esse pode ser apenas um mecanismo de defesa, ou até mesmo de ataque, cuja característica é ficar estática pouco antes desse momento.

No período em que a serpente “dorme” ela pode ser capturada mais


facilmente , mas esse repouso acontece durante a digestão período em que ela se torna vulnerável, tanto que, se ela se sentir ameaçada logo após ter ingerido seu alimento , ela imediatamente o expele , como vômito , a fim de ter maior capacidade para se defender, A exemplo da espécie Píton, que são capazes de se alimentar de animais um pouco maiores com um antílope, a digestão é bem demorada , levando alguns dias , e a serpente fica imóvel.

 

Muito provavelmente esse tempo que ficam paralisadas devido a digestão deve ser o momento de “sono” da serpente. As cobras não mastigam os alimentos , elas engolem inteiro , e após a digestão , são expelidos somente o pelo e as garras da presa.

 

É comum as serpentes ficarem muito tempo sem se alimentar, ela possuem mecanismos para sobreviver mesmo em condições de privação de alimentos , por um longo período. A maioria das espécies tem uma estrutura para armazenar gordura , e algumas ainda conseguem reduzir sua taxa metabólica, que já é considerada baixa entre outras espécies de répteis , economizando ainda mais energia.

 

Essa teoria também reforça a explicação sobre o período de sono desses animais , já que se estiverem economizando gastos metabólicos terão locomoção mais lenta , e ficarão mais vezes em posição estática, o que não indica que não ofereçam perigo, muito pelo contrário, a melhor defesa do homem é manter uma considerável distância.

Atualizado em: 08/09/2012 na categoria: Criar Cobras