» » Cobras Com Guizo

Cobras Com Guizo

Cobras Com Guizo

 


Alguma espécie de serpentes tem no final de seus corpos algumas espécies de anéis encaixados, feitas de um material consistente que pode ser comparado ao das garras de um animal.

É mais um instrumento da serpente, que serve em sua defesa, já que o  utiliza quando se sente ameaçada. A cobra balança sua cauda e esses anéis em movimentos produzem um som característico parecido com um chocalho, e assim avisam seus predadores que estão por perto, prontas para se defenderem.

 

Guizo e as Espécies


Somente as espécies de Crolatus e Sistrurus possuem o guizo, mais popularmente chamadas de cascavéis, assim como suas sub-espécies.

São encontradas em toda América Latina, inclusive é bastante comum no Brasil.


A Cascavel não nasce com o guizo, ela começa a adquiri-los após a primeira muda de pele, ao contrário do que muito se afirma , a quantidade de guizos de uma Cascavel não indica a sua quantidade de anos , já que o processo de troca de pele ocorre em média quatro vezes em um ano. Nas troca de pele de uma serpente, esta sai pelo avesso por inteiro e  tem uma coloração acinzentada , na cascavel ocorre que uma parte dessa pele não se solta completamente , ficando presa enrolada na ponta de sua cauda, e com o passar do tempo acontece o ressecamento dessa pele e vai se formando o anel .

 

O Veneno

As serpentes Cascavéis são venenosas e , quando em posição de ataque se enrolam e  deixam o guizo em constante movimento, facilmente indicado pelo som produzido, uma ótima oportunidade para se distanciar dela, que é muito agressiva e tem o bote violento.

Vivem em campos abertos, secos e áreas pedregosas, tem hábitos noturnos , mas podem ser encontradas durante o dia , tem a cor castanha com desenhos em tons  mais escuros em forma de losangos pelo dorso inteiro , medindo entre 1,5 e 2 metros. Se alimentam de pequenos roedores , aves , coelhos ou lagartos. Seu tempo médio de vida é em torno de 20 anos e seu predadores naturais são as Muçuranas e a  serpente Coral Verdadeira.

Atualizado em: 14/09/2012 na categoria: Criar Cobras