» » Como as Cobras Enxergam

Como as Cobras Enxergam

 

Geralmente esses animais não tem uma boa visão. Podemos afirmar , com raras exceções, que sua visão é considerada míope. Também não veem cores , não conseguem obter uma imagem focada, conseguem apenas perceber movimentos, porém dependem de iluminação, à noite com a ausência de luz essa característica se torna ineficaz.


Eles possuem sensores naturais que os guiam para se locomover , se defender e para atacar suas presas.

Como também possuem praticamente ausência de audição, esses animais contam com outras formas sensoriais.


Seu órgão sensorial mais importante é a fosseta loreal, comum em quase todas as serpentes consideradas venenosas, a exceção fica com a espécie coral verdadeira . São orifícios localizados entre as narinas e os olhos , capazes de identificar a presa através da temperatura corporal das mesmas , mandando sinais ao cérebro do animal, que analisa estes sinais e cria uma espécie de imagem cerebral altamente precisa, capaz de indicar o tamanho , e a distância exata da presa.

 


Outra notável característica das cobras que funciona também como sentido, é a sua língua bifurcada e normalmente projetada para fora da boca. Sua língua capta partículas de odor no ar, e passa essas informações para o Orgão de Jacobson, localizado no seu da boca, que consegue “traduzir” o ambiente. Assim a língua consegue também perceber estímulos táteis, ela sente o ambientea sua volta, para driblar a deficiência de visão e audição.

 

As cobras também conseguem captar as vibrações do solo através do osso da mandíbula , que está sempre em contato direto com o solo, este osso vibra , e essa vibração estimula outro pequeno osso , que se chama columena, este fica localizado entre a mandíbula e crânio. Com estudos dessas percepções aguçadas muito cientistas concluem a importância do comportamento dos animais para previsão até mesmo de catástrofes naturais , percebendo atividades fora do normal entre eles , por exemplo , uma grande quantidade de cobras saindo de suas tocas , em determinadas regiões , podem estar anunciando o abalo de um terremoto.

Atualizado em: 08/09/2012 na categoria: Criar Cobras