» » Couro da Cobra

Couro da Cobra

Encontrar cobras em qualquer lugar é algo bastante comum e normalmente são encontradas em diversas partes do mundo, e apesar de terem um propósito na natureza além delas possuírem a carne deliciosa suas peles são muito bonitas podendo ser utilizadas na fabricação de diversos produtos. Nos Estados Unidos, por exemplo, elas são consideradas iguarias e muito utilizadas para finalização culinária, e se a cobra que você encontrar não for uma cascavel é possível se comer a sua carne, e também se aproveitar o couro de cobra.


Primeiramente é muito melhor se trabalhar com uma cobra decapitada para fins culinário, se a mesma for utilizada para taxidermia não é recomendado se retirar a cabeça, e até mesmo cobras mortas podem dar um bote e as suas presas são venenosas ainda por muito tempo, ao se remover a cabeça todo o risco de veneno dever ser removido.

Segundo passo é lavar o exterior da cobra com cuidado, utilizando água e sabão ou também água pura, apenas tomando cuidado para se remover todo o sabão da cobra.

Depois disso faça uma incisão no centro da barriga através da pele, desde o pescoço onde deverá ficar a cabeça e a base do chocalho caso tiver, na maior parte das serpentes exidte uma pequena escama na barriga que cobre a cloaca, e simplesmente parta-a no meio como o resto das escamas.

A pele é removida manualmente, ou o couro, começa-se pela ponta onde fica a cabeça e deverá se aplicar uma tensão uniforme para que esta pele não se rasgue, procure separar a pele da membrana abaixo dela na altura da cabeça, pois assim você terá uma pele limpa, e o couro deverá estar solto o bastante para sair facilmente da carcaça, se esta pele estiver um pouco presa, utilize uma faca para soltar com cuidado os lugares mais difíceis mas normalmente é possível se remover a pele sem uma faca por toda a extensão da cobra até a sua cloaca.


Chegando lá é necessário se soltar a pele, cortando em volta de sua abertura com uma faca, e continue a cortar até a base do seu chocalho, onde as inserções dos músculos do chocalho se tornam um pouco mais difícil, pois é extremamente delicado este lugar, porém bastante simples.

Atualizado em: 29/06/2023 na categoria: Criar Cobras