Dicas para ter cobras como animais de estimação

As cobras são animais fascinantes e por isso são amadas como animais domésticos em todo o mundo. E com a manipulação regular, podem ficar bem mansas. No entanto, não são animais de estimação para todos. Elas têm necessidades específicas e só devem ser mantidas por aqueles com o compromisso de entender e atender sua rotina. Mas cuidar de cobras em casa é totalmente possível, e muitas pessoas ao redor do mundo fazem isso.

cobras como animais de estimação

Entendendo sobre a criação de cobras

Ao escolher uma cobra como animal doméstico, você está fazendo um compromisso de longo prazo. Muitos podem viver mais de 20 anos em plena saúde e sem qualquer problema. Um gato vive em média 10 anos, como comparativo. Um cachorro chega ao máximo 20 anos, mas não com muita saúde.

Você também deve estar disposto a alimentar seu animal com outros animais como presa, e isso pode enojar bastante um dono de animal que jamais teve que alimentar um ser vivo com outro ser vivo. Alguns donos preferem alimentar cobras com ratos congelados, mas elas preferem os vivos.

As cobras são artistas em escapar e são muito hábeis com isso. Por isso verifique se você tem um tanque à prova de fuga, tendo em mente que as cobras são persistentes em como encontrar uma forma de sair se e espremer através de quaisquer pequenas fendas que você deixar. 

Como escolher uma cobra para começar a sua criação em casa

Compre uma cobra e não leve uma para casa. Cobras selvagens capturadas tendem a ser mais estressadas e propensas  a parasitas e doenças, e são bem mais difíceis de domar.

Você também deve levar o animal para um veterinário, mas antes pode fazer um exame superficial de sua cobra para verificar quaisquer sinais de doença e não ter problemas com seu animal em casa. 

Se não sabe qual cobra levar, peça ajuda de um profissional e não parta para fazer a compra sozinho. Este tipo de aventura