» » Diferentes Tipos de Botes de Cobra

Diferentes Tipos de Botes de Cobra

As cobras são animais que são considerados alguns dos mais temidos do mundo, existindo diversas curiosidades sobre estas grandes predadoras, e aprendemos desde criança a ter cuidado com estes animais e temermos as cobras porém quando os adultos contam sobre algumas histórias desses animais quando somos crianças, geram histórias em nosso imaginário.

Porém, é praticamente tudo lenda, pois de acordo com boletins de óbitos no Brasil não são mais de 150 vítimas anuais mortas por picadas de cobras, e milhares de pessoas são assassinadas por humanos mesmo, e se seguirmos este tipo de lógica devemos temer mais as pessoas dessa espécie do que os animais. Abaixo, siga entendendo sobre os principais e diferentes tipos de botes de cobra, olha só:

Tipos de Botes de Cobra

No geral, podemos estipular características comuns ao bote das cobras, mesmo que hajam muitas delas. Assim, podemos citar a agilidade como um ponto em comum, já que em grande parte das vezes usam disso para surpreender suas presas e não dar a elas uma chance de fuga.


Inclusive, tanto a chegada da cobra quanto o ataque em si costuma ser algo rápido, podendo durar até mesmo milissegundos, tempo no qual cobras mais agressivas podem dar até quatro botes.

Mas é claro, algumas cobras seguem melhor essas características. Por exemplo, a Naja é uma das cobras mais agressivas, mas ainda assim não está entre as mais rápidas.


Quando as Cobras dão bote?

Por mais que as pessoas falem as cobras não são animais traiçoeiros, não tem interesse de se mostrarem e picar as pessoas e nem mesmo gastar seus venenos, procuram fazer isso quando são ameaçadas com a aproximação ou quando alguém pisa nelas.


A Cascavel por exemplo, que é considerada a cobra mais venenosa do mundo, toca o seu guizo na ponta da cauda, e a Jararaca também vibram a cauda quando costumam se sentir ameaçadas procurando avisar que estão por ali.


E apesar de serem um pouco perigosas as espécies peçonhentas de cobras elas contribuem consideravelmente para salvar vidas no Brasil, e isso de deve as diversas propriedades farmacológicas que são descobertas com os venenos delas.

Por exemplo, o Captopril (anti-hipertensivo) isolado do veneno da jararaca na Década de 60 e amplamente utilizado é um exemplo disso, além de outros como a cola para fins cirúrgicos também obtidos com o veneno dessa serpente. E por isso se preservar e conhecer melhor os animais é muito importante para humanidade e aprendermos a as respeitar.

É bem simples se diferenciar as cobras peçonhentas, ou seja venenosas, das que não são. Apesar de terem mordidas dolorosas, as cobras maiores não possuem veneno, portanto somente mordem mesmo, e normalmente possuem uma cabeça arredondada, já as cobras venenosas possuem cabeças triangulares e pontudas, ocorrendo muitas vezes um nariz um pouco mais proeminente, se se deparar com uma dessas coisa do, pois com certeza ela é venenosa.


Atualizado em: 29/06/2023 na categoria: Diversos