» » É verdade que a cobra pode engolir um boi inteiro?

É verdade que a cobra pode engolir um boi inteiro?

As cobras são animais cercados de mistérios e mitos.

Elas causam temor em muita gente por conta do veneno que produzem, da astúcia e destreza ao dar o bote nas suas presas, dentre outras características. Existem diversas espécies, dentre elas a sucuri, que habita terrenos alagados, e com bastante umidade, a exemplo do pantanal e da Amazônia, sendo a segunda maior espécie de cobra no mundo, perdendo apenas para a espécie píton asiática, que chega a medir doze metros.

Elas possuem aproximadamente de onze metros de comprimento, e são predadoras, capazes de engolir um boi inteiro de uma só vez, quando estão famintas. O animal para ser considerado “presa” para uma cobra precisa estar trafegando no habitat dela (rios, lagos, terrenos cobertos por florestas densas) e esta só o ataca quando sente-se ameaçada ou quando o animal faz movimentos bruscos, a cobra age instintivamente. Elas picam a presa, em seguida enrolam-se ao corpo da presa, comprimindo e asfixiando a vítima, quebrando-lhe todos os ossos, inocula o seu veneno e, quando tem certeza de que está morta, a engole.

 


Sim, ela pode!

A digestão pode demorar em torno de quinze a vinte dias, a depender do tamanho do animal. A cobra fica com o estômago totalmente dilatado, muitas vezes triplicando o seu tamanho e à medida que faz a digestão, ela volta ao seu tamanho normal. Ela ataca esses animais durante a vazão dos rios (quando o leito ou as margens estão abaixo do seu nível normal), em que os rebanhos de bovinos, caprinos e búfalos são transportados. Geralmente ela alimenta-se de animais menores, a exemplo dos ratos, e quando há escassez desse alimento, ela passa a atacar outros animais que são vulneráveis ou que lhes oferecem algum tipo de perigo.

Pode parecer brutal ou chocante quando uma cobra abate outro animal, entretanto sabemos que esta é a lei da natureza, em que os mais fortes ou mais ágeis sobrevivem em detrimento dos mais fracos, sendo esta a consolidação da cadeia alimentar, que garante o equilíbrio nos ecossistemas e o controle das populações de animais.

Atualizado em: 29/06/2023 na categoria: Criar Cobras