» » Jamais ofereça leite à uma cobra

Jamais ofereça leite à uma cobra

Há quem crie cobras como pets mesmo, alimentando com comida humana e dando carinho como se estivesse criando um cachorro ou gato. Quanto ao carinho tudo bem, mas na alimentação os cuidados devem ser muito mais intensos que criar qualquer outro animal. Os ativistas dos direitos dos animais e especialistas veterinários dizem que o sistema de uma cobra não pode digerir o leite que os humanos tomam. Logo, o indicado é jamais oferecer leite à uma cobra. Se ela tomar por acidente tudo bem, uma quantidade pequena não vai matá-la. Mas cuidado.

cobra beber leiteAs serpentes são répteis de sangue frio e carnívoras. O leite é um alimento que deve ser consumido por mamífero. Os criadores de cobras que pretendem alimentar seu animal com leite podem prejudicar seu pet. 

Os veterinários dizem que o leite pode alterar a flora intestinal do animal e danificar o seu processo digestivo, causando problemas na absorção dos nutrientes. As posteriores refeições do animal podem deixar a sua cobra fraca.

Segundo lendas indianas, alimentar uma cobra com leite pode também danificar a sua divindade. Acredita-se que a adoração cobras no mês de Shravan invoca a graça da divindade. Fazer as cobras beberem isso pode não mais permitir para as pessoas se livrar de todos os males como promete a endeusação da cobra.

O que as cobras comem?

A alimentação tradicional da cobra em seu habitat natural é feita essencialmente de ratos, sapos, esquilos, insetos, pássaros, rãs, peixes e até outras cobras. O mais interessante é que sua digestão é muito lenta e isso permite à cobra passar diversos dias sem comer e beber água e não terá problemas, ela ainda vai estar nutrida. Os criadores indicam aos donos de cobras alimentar seu animal de acordo com sua espécie, se de 15 em 15 dias, uma vez por semana, e seguindo seus hábitos naturais.


Atualizado em: 29/06/2023 na categoria: Criar Cobras