O Que a Cobra Come? Alimentação da Cobra

A cobra come, principalmente, pequenos roedores, como ratos e camundongos, além de pequenos mamíferos, como quatis, gambás e guaxinins. A alimentação da cobra também inclui:

  • Passarinhos silvestres ou domésticos e aves maiores, como galinhas, gaviões e garças;
  • Répteis, anfíbios (sapos) e peixes;
  • Insetos;
  • Ovos.

Todas as serpentes são carnívoras e predadores naturais. Ela podem comer, inclusive, outras cobras, a depender da espécie, como a muçurana que se alimenta de jararacas.

As cobras pertencem ao grupo dos répteis, possuem baixa temperatura corporal e precisam de luz solar para aquecer seu corpo. Elas trocam de pele periodicamente e algumas delas são inofensivas, atacando apenas quando se sentem ameaçadas ou precisam se alimentar.

Esses animais são importantíssimos para a cadeia alimentar, pois realizam o controle de pragas, mantendo o equilíbrio do ambiente em que vivem.

Alimentação das cobras

Algumas cobras grandes como a sucuri, que chega a medir cerca de 6 a 8 metros de comprimento, podem chegar a engolir, sozinhas, um animal de grande porte como um bezerro ou boi inteiro, levando algumas semanas para digeri-lo totalmente.



Embora isso possa acontecer, a grande maioria das cobras, até mesmo as de maiores portes, preferem animais menores. A jiboia, por exemplo, que pode chegar aos 4 metros de comprimento, se alimenta de ratos, aves e lagartos e assemelha-se à sucuri, pois também comprime a presa, esmagando o seu corpo, já que não possui veneno.

Outro exemplo é a cobra coral, a mais venenosa do Brasil, que é menor e também se alimenta de ratos e outros mamíferos de menor porte.

As cobras levam alguns dias para digerir o alimento e, a depender do tamanho da refeição, elas ficam mais ou menos lentas, como que dopadas e entorpecidas.


Leia também:

Cadeia Alimentar da Cobra

Como uma Cobra Come?