» » Por que as cobras trocam de pele?

Por que as cobras trocam de pele?

 

A troca de pele é um fenônemo característico dos répteis, a exemplo das cobras, lagartos e tartarugas. A isto é dado o nome de ecdise e é extremamente importante, pois possibilita ao animal crescer e expandir o seu corpo, fazendo assim parte do seu ciclo de desenvolvimento, pois a pele que reveste o seu corpo não acompanha o crescimento do mesmo, por isso há necessidade de ser trocada. Isto acontece de quatro a cinco vezes por ano, e é influenciado por diversos fatores: idade, temperatura do ambiente, umidade, saúde, alimentação. A depender da variação da temperatura ou idade do animal, esta troca de pele será mais constante (principalmente se ele estiver nos primeiros anos de vida, onde inicia o seu processo de crescimento).

Durante esse processo, a cobra fica com um aspecto estranho, com a pele soltando-se do corpo, causando espanto para quem vê. Isso também acontece com as tartarugas, e é um indicativo de que elas estão em processo de crescimento e renovação, e em pouco tempo é possível visualizar a nova couraça revestindo seu corpo.


Saúde Boa, Pele Inteira

Quando a cobra apresenta boas condições de saúde, sua pele antiga sai por inteiro e de uma só vez, começando a soltar-se a partir do focinho, dando a impressão de estar “saindo pelo avesso” e pode ser comparada como se estivesse sendo retirada uma luva. Em alguns casos, a cobra atrita o seu corpo em uma superfície áspera, o que facilita a retirada da pele velha. Em pouco tempo é possível ver a nova pele, depois que a antiga cai totalmente. Quando esta pele sai em pedaços, significa que o ambiente está muito seco (com baixa umidade) ou que a cobra apresenta algum problema na sua saúde, causado por fatores internos (alimentação ou patologia) ou externos (por exemplo, quando o animal está exposto a uma amplitude térmica). Então não se assuste se você vir uma cobra escamando, deixando “pedaços de pele pelo caminho”: ela está simplesmente “trocando de roupa”, renovando-se e cumprindo um ciclo da sua vida. É a natureza cumprindo mais um ciclo, mais um ritual.

Atualizado em: 29/06/2023 na categoria: Criar Cobras