» » As cobras têm hábitos noturnos

As cobras têm hábitos noturnos

 

A maioria das cobras tem hábitos noturnos, embora nem todas elas sejam assim.

Certamente, grande porcentagem de cobras terrestres venenosas são noturnas. São aquelas que tem as características mais famosas, e comumente relacionadas às cobras.

Embora as cobras tem sangue-frio, e por isso precisem do calor da luz solar, elas tendem a dormir quando faz sol. Seus hábitos de caça são frequentemente mais ativos à noite. É bom, no entanto, lembrar que as cobras geralmente só precisam de comida uma vez por semana, e às vezes menos do que isso.

 


As jibóias constritoras são bons exemplos de cobras noturnas, que mantém esse hábito, mesmo quando se adaptam ao clima e à estação. Pythons também são cobras noturnas, com um temperamento um pouco mais tímido e sedentário.

Serpentes da Noite

 

Serpentes noturnas, muitas vezes têm a pupila em forma de fenda vertical, como os gatos. O cristalino é incolor, e na retina você pode encontrar, entre outras coisas, os bastonetes. Elas têm olhos pequenos e contam pouco com eles para a caça, já que usam a língua para detectar a sua presa, ou órgãos especiais, sensíveis ao calor, para a orientação em busca de animais de sangue quente.

 


Algumas cobras noturnas usam um poço localizado nas suas cabeças, entre as narinas e os olhos, para detectar a radiação de infravermelhos durante a caça. A detecção do calor emitido por um mamífero pequeno é direcional, por isso a cobra se torna capaz de atacar a sua presa, mesmo na completa escuridão.

Isso garante o seu sucesso nas regiões mais inóspitas.


As cobras gastam mais tempo procurando presas que sejam equivalentes ao seu tamanho, do que atacando-as e capturando-as de fato.

Para observar cobras noturnas à noite, você não pode acender luzes perto delas, já que isso fará com que elas se escondam. Caso você seja um criador de serpentes, e tenha um terreno de bom tamanho como hábitat para elas, basta instalar uma lâmpada vermelha, com baixo poder de iluminação, e um interruptor remoto, para iluminar cenas noturnas que você não veria de outra forma.


Cobras noturnas não são exatamente sensíveis à luz vermelha, e continuam a comportar-se como se estivesse tudo à escuras.

Atualizado em: 29/06/2023 na categoria: Cuidados