» » Cobra tem o poder de regeneração de alguma parte?

Cobra tem o poder de regeneração de alguma parte?

A maior parte dos répteis não possuem poder de regeneração, e por exemplo, o mecanismo das serpentes não é muito diferente, se acaso ocorrer algum tipo de ferimento que não seja profundo ela irá se regenerar, se por acaso ela for queimada, se regenera apenas onde é atingida nas primeiras duas camadas de tecido da pele. Se por acaso ocorrer algum tipo de perfuração a menos que esta perfuração mate ou atinja a divida de vértebras neste caso ela sim se regenera, esta regeneração ocorre da mesma forma que nos humanos, como também em diversos outros animais, ocorrendo um tipo de cicatrização, e uma curiosidade bastante interessante sobre a pele das cobras é que ela não troca totalmente de pele, troca apenas um tecido mais externo da mesma.


Quando qualquer tipo de espécie de cobras que estiverem feridas depois de alguns dias, se tiver o cuidado e limpar o machucado poderá se começar a fechar, porém é só isso, essa história de acontecer quando cortamos a ponta da cauda de uma cobra e ela crescer de novo não existe, nunca tente fazer isso pois você pode matar a cobra com um tipo de infecção, e apenas poucos répteis conseguem se regenerar para se defenderem de alguns predadores de espécies como por exemplo utilizando o mesmo mecanismo as estrelas do mar, estas que se regeneram da mesma forma pelo mesmo motivo.

Morte por Dor

E as vértebras das cobras são bastante delicadas, quando uma cobra quebra, por exemplo, as vértebras que ela possui morrem, e a cobra morre de dor, pois cada vez em que ela rasteja as vértebras quebradas fincam em sua carne causando uma dor insuportável, perdem o apetite morrendo de fome e sede, pois não comem mais nada. Se por acaso as cobras levarem pequenos arranhões podem sarar, pois mudam de pele quando crescem, e a pele nova se regenera do arranhão que aconteceu na sua pele antiga.

E apesar das cobras serem da classe dos lagartos as cobras não se regeneram, porém se ocorrerem pequenos arranhões a regeneração é igual  a dos humanos.


Atualizado em: 06/09/2012 na categoria: Cuidados