» » Como Espantar Cobras

Como Espantar Cobras

Repelentes à base de naftaleno (naftalina), enxofre, óleo de canela e óleo de cravo podem ser utilizados para espantar cobras. O uso do alho para afastar cobras, além de algumas ervas, como o capim-limão, também é comum, no entanto não possuem eficácia comprovada.

A melhor maneira de afastar cobras venenosas de seu quintal, sítio ou residência é através de armadilhas e cercas de proteção que ficam enterradas profundamente na terra, além de tomar outras medidas de precaução, como combater animais que servem de alimentos para as cobras e manter o terreno sempre limpo.

Se você se chegar a ficar frente à frente com uma serpente, o primeiro passo para espantá-la é manter a calma e não fazer movimentos bruscos, esperar que ela siga o seu curso ou mesmo se afastar da cobra lentamente, sem a perder de vista.

Leia também:

  1. Como Espantar uma Cobra de sua Casa
  2. Cobra tem Medo de Fogo?
  3. Como as Cobras se Camuflam

Veneno para Espantar Cobras

Os venenos e repelentes utilizados para espantar cobras são feitos, geralmente, à base de enxofre, naftaleno, óleo de canela e óleo de cravo.


  • Dr. T’s 4 – Nature Products SNAKE-A-WAY – Snake Repelling Granules

Esse repelente é feito à base de enxofre (28%) e naftaleno (7%) e é eficaz para espantar particularmente a cobra cascavel. Um pacote contém 4 libras de grânulos suficientes para serem utilizadas em até 4 hectares de terra. A mistura tem cheiro forte e deve ser aplicada em ambiente externo com o uso de proteção pessoal. Seu preço fica em torno de 17 dólares.

As serpentes passam longe do repelente Dr. T’s SNAKE A-WAY porque o produto entra em seu órgão de Jacobson, que auxilia o olfato.

  • SNAKE SHIELD – Repelling Granules – Havahart

O repelente Snake Shield, da Havahart, contém enxofre, óleo de cedro, óleo de canela e óleo de cravo. Ele espanta as serpentes devido ao cheiro que sensibiliza os seus órgãos olfativos. O produto não especifica as espécies que são afetadas por ele. Ele pode ser utilizado dentro e fora da residência. Seu preço fica em torno de 12 dólares.

  • Ortho Snake B Gon Snake Repellent Granules

Ortho Snake B é formulado à base de produtos naturais: óleo de canela, geraniol, óleo de rícino, óleo de hortelã-pimenta e óleo de cravo. Em relação aos outros repelentes, esse é o mais inferior, mas pode ser eficaz no combate às cobras negras. Seu preço fica em torno de R$ 10 dólares.

Esses repelentes podem ser comprados no site Amazon.com. Embora sejam registrados, os cientistas duvidam de sua eficácia.


  • Naftalina

Utilizar a naftalina isoladamente para espantar cobras também não é uma forma comprovada de manter as serpentes afastadas. Se você quiser tentar, coloque algumas bolinhas de naftalina em latas de metal furadas com tampa (para proteger crianças e animais de estimação) e espalhe pelo quintal ou sítio.

Alho Espanta Cobra?

Apesar de ser uma ideia bastante difundida, o alho não espanta cobra. Técnicas como cultivar pés de alho ou espalhar alho moído ou triturado pelo quintal para afastar serpentes não são comprovadas cientificamente.


Armadilhas para Cobras

A melhor forma de afastar cobras é investir em armadilhas e proteção com cercas.

Você pode utilizar placas de cola em pedaços de papel colocados em locais estratégicos. É importante não se aproximar de qualquer cobra que for pega na armadilha. Ela deve ser solta em seu habitat natural novamente com a ajuda de óleo vegetal.

Armadilhas autocolantes para cobras também são vendidas já prontas em casas de produtos de fazenda, por exemplo.


Uma outra forma de se proteger é colocar uma cerca enterrada em seu quintal. Elas podem ser compradas prontas e devem ser fixadas profundamente na terra e inclinadas para fora, afim de que as serpentes não consigam nem passar por baixo delas e nem as escalar.

Plantas que Afastam Cobras

Apesar de não ser comprovado cientificamente, muitas pessoas apostam no cultivo de certas plantas para afastar as cobras de seu sítio, horta ou quintal, como:

  • Arruda;
  • Citronela;
  • Manjericão;
  • Capim-cidreira;
  • Capim-limão.

Dicas para Espantar Cobras

  1. Uma dica boa para evitar o aparecimento de serpentes é a criação de galinhas d’angola, por exemplo, que são predadoras naturais de filhotes de cobras e evitam que as famílias cresçam de maneira que lhe causem problemas mais graves;
  2. Manter o terreno limpo, evitando a presença de ratos, por exemplo, é outra medida para evitar o aparecimento de cobras, já que elas aparecem em busca de alimentos e o rato é um prato cheio para elas;
  3. Apare a grama e não tenha arbustos. Essas plantas podem servir de esconderijos para serpentes;
  4. Feche os buracos no muro de seu quintal e de todas as paredes que dão para rua e que podem ser uma porta de entrada para cobras, inclusive venenosas.

E lembre-se: se mesmo assim você acabar se deparando com uma cobra, manter a calma é fundamental. Qualquer movimento brusco ou que assuste o animal pode fazer com que ela avance em você e até lhe dê uma mordida ou picada!


Atualizado em: 29/06/2023 na categoria: Cuidados