Os sintomas de picadas de cobras

A natureza é dotada de muitos artifícios para se proteger e alguns animais possuem glândulas secretoras e aparelhos inoculadores de veneno para se defender. Esses animais são conhecidos como animais peçonhentos e ninguém está livre de sofrer um acidente com uma picada ou mordedura de um deles.

sintomas mordida de cobraOs sintomas e os sinais de uma picada de cobra

Em geral o local da mordida ou picada tem um pequeno ponto que fica descolorido. Uma coisa muito importante é destacar que esse tipo de picada pode ter dor e inchaço desenvolvidos de maneira lenta na área que foi picada. A pessoa passa a ter um pulso rápido e uma respiração com dificuldade.

Além disso, a pessoa que foi picada pode sentir fraqueza, ter dificuldade visual e ainda ter náusea e vômitos. Muitas vezes o problema não fica aparente num primeiro momento e pode haver dificuldade em identificar a picada pelo fato de que alguns animais como as aranhas marrons, por exemplo, podem nem ser vistas no momento da picada.

A Ação do Veneno

Dependendo do tipo de veneno a pessoa picada pode ter diferentes reações. É importante lembrar que nem toda picada de animal peçonhento é igual já que os venenos são bastante diferentes. Mesmo entre as cobras existem diversos tipo de venenos que podem causar variadas reações. Por isso é tão importante conseguir levar o animal em questão junto para o socorro médico.

Reação Proteolítica

A reação Proteolítica resulta na necrose tecidual que é a morte do tecido que foi lesado isso porque as proteínas do mesmo se decompõem.

Reação Neurotóxica

Consiste numa reação no sistema nervoso que acarreta em queda palpebral, alterações do estado de consciência, formigamento e dificuldades visuais.

Reação Hemolítica

Trata-se da destruição das hemácias do sangue.

Reação Coagulante

Uma reação que consiste na deficiência da coagulação do sangue.

Evite Acidentes com Animais Peçonhentos

Botas

Mais da metade dos acidentes com cobras, cerca de 80%, ocorrem porque as pessoas estão sem botas. Em geral as cobras picam do joelho para baixo e dessa forma é possível ser atacado quando se está caminhando em meio a um mato alto, por exemplo.

Em relação as botas ainda destacamos que se verifique dentro delas para ter certeza de que não tem cobras ou aranhas escondidas. Isso é válido no interior e também nos centros urbanos que concentram uma grande quantidade de aranhas marrons.