Passo a passo depois de uma picada de cobra

Se você estiver com uma pessoa que foi picada por um animal peçonhento ou tiver sido você o picado é importante manter a calma em primeiro lugar. A vítima deve ficar deitada e o local da mordedura deve ser encontrado e devidamente limpo com água e sabão. O local deve então ser coberto usando um pano limpo.

cuidados com mordida de cobra

Retire da pessoa anéis, pulseiras, relógios e outros objetos que podem interferir na circulação bem como que possam acarretar em problemas caso haja inchaço. A vítima deve permanecer parada para diminuir o processo de absorção do veneno. A área picada deve ser mantida no mesmo nível do coração ou se for possível abaixo dele.

A vítima deve ser levada o mais rápido quanto possível para o atendimento médico mais próximo para que possa receber o soro anti-ofídico. Quando possível é bom levar o animal peçonhento que causou o acidente para que se possa identificar o veneno específico dele para tratar a vítima com o soro adequado.

O que uma pessoa mordida por uma cobra jamais deve fazer

Quando se trata de um caso de picada ou mordedura de animal peçonhento é importante evitar fazer torniquete no local já que essa prática impede a circulação de sangue no local e ainda pode causar uma gangrena ou uma necrose nesse lugar. Um costume antigo que também pode ser muito prejudicial é o de aplicar folhas, terra, pó de café ou pasta de dente sobre a ferida, tudo isso somente causa infecção e não ajuda em nada.

Também não se deve fazer ‘sangria’ no local da ferida, ou seja, nada de cortar essa região. Leve a pessoa atacada para um médico, pois é ele e somente ele que saberá como remediar o problema. Você pode seguir as dicas que demos acima.

Outra parte significativa dos acidentes com animais peçonhentos acontece porque as pessoas colocam as mãos em tocas, cupinzeiros, troncos ocos enfim em locais que não sabem o que tem dentro. Se precisar mesmo cutucar esse tipo de lugar proteja as suas mãos e braços com uma luva de borracha e de preferência use um pedaço de madeira para fazer a verificação do que te espera nesse local escuro e oco.