» » » A pele da cobra e suas funções

A pele da cobra e suas funções

Cobras corpos são cobertas com escamas que você já deve conhecer por ai porque a estampa é uma das mais queridas no universo da moda por sua variedade de tons. Mas além de ser muito bonita, a estampa da cobra tem funções importantes para a sobrevivência do animal rastejante.

pele de cobraSem essa armadura protetora, a cobra não podia se mover sobre superfícies ásperas ou quentes como casca de árvore, pedras e areia do deserto quente. Suas escamas também são quase à prova d’água e ajudam a manter o animal tanto dentro como fora do líquido e ainda continuar vivo e se esconder mais facilmente.

As escamas da barriga bem ásperas permitem que a cobra se mantenha no controle sobre ramos e superfícies porosas e consiga se movimentar sobre as superfícies. Mesmo onde você acharia impossível uma cobra rastejar, ela consegue se movimentar sem problemas.

Como é feita a pele das cobras?

As escamas da pele de cobra são feitas de camadas de células empilhadas uma em cima da outra. As células externas já estão mortas e protegem as vivas por baixo. Algumas vezes por ano a cobra troca de pele, um dos fenômenos mais interessantes da natureza porque a pele sai toda e mais parece um plástico, totalmente descartada. As células embaixo estão prontas para assumir como a camada exterior.


Quando a cobra está pronta para trocar de pele, seus olhos ficam nublados. Por um tempo a cobra fica completamente cega. Isso porque este animal não têm pálpebras (é por isso que eles não piscam). Os olhos de tais animais são cobertos com uma camada clara e super fina de um tipo de pele chamada de “espetáculo”. Quando a cobra está pronta para lançar a sua pele velha fora, ela vai se esfregar em uma camada dura e assim remover os restinhos.

Atualizado em: 29/06/2023 na categoria: Cuidados, Dúvidas