» » As cobras marcam seu território

As cobras marcam seu território

 

As cobras são comumente encontradas em regiões tropicais e equatoriais, e também em regiões de clima temperado. O frio as entorpece, e eventualmente, pode levar a morte desses animais. É por isso que, quanto mais nos afastamos dos trópicos, menos serpentes encontramos.

As cobras são seres terrestres em sua maioria, mas também existem diversas espécies aquáticas, e é possível encontrar ainda alguns tipos de cobras anfíbias.


 

Poucas serpentes são territorialistas, mas dois casos de destaque são a cobra-real e a famosa Mamba Negra, característica que rende a essas duas espécies a reputação de agressividade. Ao contrário das outras serpentes, que têm atitudes mais defensivas, e costumam se esconder do perigo, essas cobras costumam lutar para proteger seu território.

 

Tipos de Marcação de Território


As cobras-reais não têm predadores naturais, embora os suricates sejam conhecidos por atacar os filhotes dessa espécie, e roubar seus ovos. A maior ameaça é realmente o homem, que invadiu o território dessas cobras, o que resultou em uma queda considerável no número dessas serpentes na natureza.

 

A Mamba Negra, conhecida por ser uma das serpentes mais perigosas que existem, devido à sua agilidade e à potência do seu veneno, não ataca voluntariamente. A principal causa de ataques de Mambas são exatamente referentes à invasões de território. Essa serpente se torna ferozmente agressiva quando se sente ameaçada, e sua primeira reação é exibir o interior da sua boca, de coloração completamente preta, que dá nome à espécie.

 

A principal atitude de cobras que desejam defender seu território, é liberar uréia sólida em volta da área que desejam demarcar.


Muitas cobras costumam andar em bando. Às vezes, alguns machos travam uma batalha, mas não para se matarem. Apenas para afugentar o perdedor. Não se tem certeza até hoje se eles competem para defender um território, ou para fins de acasalamento. Em todo caso, o que existe é uma espécie de comunicação entre esses animais com poucos meios de expressão.


Atualizado em: 19/08/2022 na categoria: Dúvidas