» » Brincar de Cobra Cega

Brincar de Cobra Cega

Conheça a brincadeira. Nessa brincadeira um grupo se reúne e é preciso possuir um pano macia que sirva de venda. No começo um dos participantes é escolhido para ser a “cobra-cega”. Ele é vendado pelos demais e rodado em torno de si mesmo dez vezes. Enquanto o cobra-cega se recupera de ser rodado os demais colegas do grupo se espalham. Então, o cobra-cega passa a ser o pegador e sai atrás de um dos seu demais colegas para se pego. Se o cobra-cega pegar alguém ele passa a ser o pegador e recebe a venda deste. E assim, o jogo recomeça. Importante lembrar que como as crianças vão correr e uma delas vai estar vendada é recomendado que não existam muitos moveis no local da brincadeira e ela seja realizada num lugar amplo para não haver topada com paredes ou corrimãos. Geralmente, os participantes combinam um limite de espaço onde os outros podem se esconder do cobra-cega, evitando assim, que ele não consiga pegar ninguém, por estar em um espaço muito grande, ou que alguém se machuque saindo para lugares com escadas ou buracos.

Brincar faz muito bem para as crianças. Essa brincadeira possui também um valor de desenvolvimento para as crianças. Ela estimula o senso de orientação espacial e atenção das criança. Também ajuda no desenvolvimento do reconhecimento de espaço através da audição e a coordenação motora.

Outras brincadeiras parecidas. Outra brincadeira parecida com essa, inclusive no nome, é a brincadeira da cabra-cega. Essa brincadeira também é jogada em grupo. Nela um dos participantes é escolhido por um outro com os olhos tapados para ser a cabra-cega. Ai aquele escolhido as cegas tapa seus olhos e vira o cabra-cega. Esse deve correr atrás dos demais participantes até consiguir tocar em um. Quando ele toca grita “cabra-cega” e esse se torna o novo pegador de olhos tapados e a brincadeira recomeça a partir daí.

Origem da brincadeira. Não se sabe ao certo quando a brincadeira de cobra-cega começou. Há registro que brincadeiras semelhantes eram comuns já entre as crianças na Europa durante a Idade Média.


 

Atualizado em: 19/08/2022 na categoria: Diversos