Como Funciona o Acasalamento das Cobras

Pode-se pensar que não ter membros sexuais não deixaria uma cobra ter uma vida sexual ativa e nem gerar novas cobrinhas Mas não para as cobras. Quando uma cobra fêmea está pronta para acasalar, ela começa a liberar um perfume especial (feromônios, os mesmos que as demais espécimes de animais também emanam) de glândulas da pele nas costas.

acasalamento das cobras

Quando uma cobra está querendo acasalar, segue sua rotina diária, mas deixa uma trilha de odor quando empurra pontos de resistência no solo. Se um macho sexualmente maduro capta seu perfume, vai seguir seu rastro até encontrá-la. A cobra macho começa a cortejar a fêmea, batendo o queixo na parte de trás de sua cabeça e rastejando sobre ela. 

Quando ela está disposta, ela levanta o rabo. Nesse ponto, ele enrola sua cauda em torno dela para o fundo de suas caudas se encontrarem na cloaca, o ponto de saída para os resíduos e fluido reprodutivo. O macho insere seus dois órgãos sexuais, os hemipênis  que então se estendem e liberam o esperma. O sexo da cobra geralmente leva menos de uma hora, mas pode durar até um dia inteiro.



O acasalamento das cobras acontece duas vezes ao ano no máximo

Cobras fêmeas se reproduzem uma vez ou duas vezes por ano, mas a saída das novas cobras varia entre as espécies. Algumas cobras dão à luz filhotes vivos (indo para nada menos que um a 150 cobras de cada vez), enquanto outras põem ovos (de um para 100 de cada vez). Alguns espécimes de cobra até mesmo combinar estes métodos, segurando ovos internamente até que choquem, e os bebês nascem já vivos e totalmente formado. Para a maior parte, as cobras não sentam em seus ovos como uma galinha, mas em alguns casos eles vão proteger seus ovos (e seus filhotes) por alguns dias depois que saem do corpo da mãe.