Filhote de Cobra – Como são Jararaca, Coral, Cascavel

Um filhote de cobra é um animal independente, vive sozinho desde o nascimento. Um filhote de cobra venenosa, como a jararaca, cascavel e coral, possui veneno desde o nascimento. Os filhotes de cobras podem nascer de ovos ou diretamente do corpo da mãe.

Os filhotes das serpentes não têm hábitos diferentes das adultas: possuem os mesmos órgãos dos sentidos, o instinto de caça para sua sobrevivência, enfim, só diferem mesmo no tamanho.

Há na natureza filhotes de cobra de 15 cm, como também de 90 cm, mas os seus tamanhos dependem da espécie em questão. Muitos filhotes de cobra, principalmente os que não tem veneno, não chegam a idade adulta por serem vítimas de outros predadores.

Como Nascem os Filhotes de Cobras




Os filhotes de cobras podem nascer de ovos fora do corpo da mãe, do útero, diretamente do corpo da mãe ou de ovos chocados dentro do corpo da mãe:

  • As espécies ovíparas se desenvolvem dentro de um ovo e em ambiente externo;
  • As vivíparas se desenvolvem no útero dentro do corpo da mãe, envoltas em uma placenta que lhes fornecem os alimentos, como as cascavéis;
  • Já nas espécies ovovivíparas, o embrião se desenvolve dentro de um ovo que fica no interior do corpo da mãe, mas é nutrido somente pelo ovo, até o momento de eclosão, ou seja, o rompimento para saída dos filhotes. As víboras são um exemplo.

Os filhotes das cobras podem demorar de três a oito meses para se formarem completamente e nascerem. As ninhadas costumam ser numerosas – até 70 filhotes, mas isso depende muito da espécie. Quando os filhotes nascem não precisam de qualquer cuidado da mãe.

Filhote de Cobra tem Veneno?

Um filhote de cobra venenosa tem veneno desde que nasce e já representa perigo. Como eles não dependem da mãe, encontrar um na natureza não significa que a sua mãe está por perto.

Filhote de Cobra Jararaca

Filhote de Jararaca

Os filhotes de cobras jararacas possuem a tonalidade marrom e nascem de ovos que ficam no interior do corpo da mãe durante toda a gestação, dentro do oviduto da fêmea. Nasce apenas uma ninhada de até 18 filhotes por ano no início da estação chuvosa.

Os filhotes de cobra jararaca se alimentam de anfíbios, lagartos e outras presas que atraem usando uma estratégia interessante: eles balançam a ponta de sua cauda que funciona como uma isca para atrair os pequenos animais que irão comer. Quando se aproximam, eles rapidamente são abatidos pelos filhotes.

Filhote de Cobra Coral

Filhote de Coral Verdadeira

Os filhotes de cobra coral nascem de ovos que são chocados fora do corpo da fêmea. São colocados de 3 a 18 ovos por vez que eclodem em 2 a 3 meses, aproximadamente. O filhote de coral já é venenoso ao nascer e mede cerca de 17 cm.

Filhote de Cobra Cascavel

Os filhotes de cobras cascavéis ficam dentro de ovos no interior do corpo da mãe até nascerem, processo que leva cerca de 3 meses após a concepção. Os filhotes são independentes e já se viram sozinhos desde o nascimento.

Nascem de 6 a 60 filhotes em cada ninhada, todos com veneno e com apenas um anel em sua cauda, que resultará na formação de seu chocalho.


Leia também: