» » O pulo da cobra: cobras pulam?

O pulo da cobra: cobras pulam?

Cobras jamais voam e isso é fato atestado pela biologia, pela medicina e qualquer outra ciência que venha a estudar tais animais. Elas não possuem asas nem qualquer outro instrumento que permitam que elas voem. Contudo, elas pulam, e pulam alto. Por isso algumas pessoas disseram que viram uma cola voando, quando na verdade a viram dando um pulo assustador de um espaço para outro, as vezes bem distante.

O pulo da cobra

Pulo da cobra pode ser bem alto

As cobras pulam por motivos diversos. Na maior parte das vezes elas querem pular para pegar uma presa, em outras elas querem de uma árvore a outra, passando a maior sensação visual de que estão voando, quando na verdade é só um salto bem potente.

No geral elas não pulam por nada, apenas quando têm certeza de que sua presa pode ser fisgada dessa forma. As cobras observam, apreensivas, e seu sistema de alerta mostra que, com o pulo, elas serão um alvo fácil. Logo, elas esperam o momento certo em que a vitima estará em seu caminho para pularem. Em alguns casos isso pode ser em meio a uma mata ou ela calcula mentalmente a proximidade interessante da vitima para pular.


Caçadores usem o pulo da cobra para prendê-la viva

Como o pulo da cobra deixa o animal vulnerável, os caçadores costumam usar este pequeno lapso de falta de cuidado com seu bem estar para se aproveitar e pegar o animal ou vivo para estudo ou vivo para posteriormente tirar sua pele e fabricar bolsas e sapatos ou cintos e carteiras. O animal pode ser distraído por uma isca como um galho balançando, um animal de médio porte como um coelho circulando a sua frente ou ainda pisadas a sua frente, indicando que uma isca está por vir. Um caçador por trás espera a cobra pular e a prende em uma rede.

Atualizado em: 19/08/2022 na categoria: Dúvidas