» » O que é ofidiofobia?

O que é ofidiofobia?

Fobias são medos incondicionais que as pessoas possuem de determinadas coisas. Pode ser de escuro, de aranha, de gatos apenas ou de qualquer animal ou objeto. Um dos mais comuns é o medo de cobras. Este é chamado de ofidiofobia, ou medo de cobras. As pessoas com este tipo de medo não conseguem suportar a ideia de estar em um mesmo ambiente que uma cobra, chegando a passar mal e até sentir calafrios no corpo só de imaginar a imagem do réptil. Este é um dos medos mais comuns do mundo.

O que é ofidiofobia

O irônico sobre o medo de cobras é que, segundo alguns psiquiatras estudiosos, talvez a ofidiofobia seja um dos únicos medos considerados mundiais na mente humana. São raras as exceções de pessoas que não tem medo de cobras. Estudos do psicanalista Sigmundo Freud já mostravam que a fobia de cobras pode ser a única fobia universal na Terra e a mais antiga conhecida.

Comportamentos de um ofidiofóbico

Uma pessoa com medo de cobras não apenas teme a presenta de uma serpente. Ela também deve temer ver a imagem de uma cobra em revistas, em um quadro e até mesmo na televisão, mesmo sabendo que o animal está extremamente distante dela fisicamente. 

Os principais sintomas de uma pessoa que tem fobia de cobras é sentir calafrios, dores no corpo e apresentar os batimentos do coração acelerados. As vezes elas transpiram bastante só com a ideia de estar de frente com uma cobra. Podem ainda sentir dores de cabeça, tensão nas mãos, formigamento e algumas podem ter um ataque cardíaco diante de tanto medo. Os sintomas variam conforme o grau de gravidade da fobia.


ofidiofóbico

Dá para tratar as fobias de cobras?

Como qualquer outro medo, com terapia e um trabalho bem intenso, pode-se sim tratar as fobias a cobras. O recomendado é procurar um profissional como um psicólogo e começar a trabalhar seu medo. Um encontro com a cobra deve ser fatal, por isso está com um profissional para trabalhar tanto os riscos como o psicológico é crucial.

Atualizado em: 29/06/2023 na categoria: Dúvidas