Os inimigos naturais das cobras

É difícil acreditar, mas as cobras têm muitos inimigos naturais e são assustadas por diversos outros animais. Grandes pássaros, javalis, guaxinins, raposas, coiotes e até mesmo outras cobras de maior porte são alguns dos perigos que a natureza apresenta para as cobras. Muitas pessoas acham surpreendente que a maior e mais assustadora das cobras pode ter medo de algum animal, mas é verdade. Enquanto elas são jovens, alguns dias depois de nascidas, são presas fáceis para pássaros e mamíferos. Já velhas é que são perigosas para os humanos de verdade e os outros animais. A maior parte das cobras é comida já no começo de sua vida.

inimigos naturais das cobras

Seres humanos caçam cobras por várias razões. Muitas raças diferentes são capturadas e enviadas para outros países para serem vendidas em lojas de animais. Cobras venenosas são usadas para fazer soro para curar picadas, feito a partir de seu veneno e é utilizado para salvar a vida de uma vítima que poderia mesmo morrer com uma picada cobra. O couro da cobra é usado para fazer muitas coisas, incluindo sapatos, bolsas e cintos. E, infelizmente, muitas vezes as pessoas matam cobras por medo.



Uma das maiores ameaças para a população cobra, o mesmo que com muitos outros animais, é a destruição de seus habitats por seres humanos. Suas casas estão sendo destruídas para dar lugar a fazendas, construções diversas e estradas.

Como uma cobra se protege de um ataque?

As cobras têm muitas maneiras de se proteger. Sua coloração por si só já é ótima camuflagem e algumas cobras podem se enterrar debaixo de areia ou folhas como cobertura extra para jamais serem vistas. Algumas agitam sua cauda que contém um chocalho para assustar um possível predador, enquanto outras se penduram em árvores para fugir do perigo. E algumas, as mais agressivas, atacam tudo o que veem pela frente como proteção.