» » Por que dizemos que a pessoa é uma “cobra” ?

Por que dizemos que a pessoa é uma “cobra” ?

Muitos podem ser o motivo, pela qual chamamos alguém de cobra. Estes motivos podem ser pejorativos, depreciativos ou superlativos, não importa o que importa é que sempre está envolvido em sinônimos e características que damos a alguém.

Temos o costume de classificar as sogras como “jararacas, sucuris, etc,” que são espécies de cobras, e quando o fazemos estamos qualificando ela como sendo “peçonhentas”, mas poderíamos estar qualificando-as também como astutas. O que nãos abemos é o quanto as cobras gostam desta comparação, talvez seja este o motivo pelo qual temos tantos acidentes com estes repteis…


Quando achamos alguém o máximo, super capacitado, acima da média, também o podemos classificar como cobra, ou seja, alguém em um nível superior ao nosso, e neste caso não é pejorativo, mas uma forma de elevar mais ainda seus conhecimentos.

Você é uma cobra?

Cobra também serve para designar alguém que faz muitas fofocas, leva e trás, e que não é confiável, pois está sempre pronta para dar o “bote” e levar uma vantagem sobre o outrem.

Cobra é uma forma de designar alguém de forma a elevar ou restringir, bem como resignar suas aptidões. Muitas vezes dizemos a alguém que intentou algo, que deu certo, mas não foi reconhecido, que “Deus, não dá asas a cobra”. Como uma forma de limitar seus atos.


Tratamos como cobra também aqueles que vivem rastejando atrás dos outros em busca de migalhas e ajuda, mas também chamamos de cobra aqueles que são ágeis e astutos em se livrar de situações que o acometem de parecem ser “insolúveis”.

Chamamos de cobra quem age de forma a prejudicar aos outros, e neste caso utilizamos a palavra “víbora” como sinônimo de pessoa não confiável, capaz de tudo para prejudicar seu semelhante em beneficio próprio ou de outro. Geralmente não se preocupa com o resultado alcançado, apenas age de forma instintiva.


Chamamos de cobra também pessoas que traem, fazendo neste caso uma alusão bíblica, em que conta a história de que Eva enganou Adão, por intermédio de uma astuta serpente, trazendo ao mundo dor e sofrimento, além do fim da imortalidade.

Na média chamar alguém de cobra é depreciativo, mas muitos sinônimos são de se elevar a pessoa a outro patamar, o que é certo, é que esta forma de expressão se continua presente de tempos em tempos.

Atualizado em: 21/09/2012 na categoria: Diversos