» » Qual a velocidade da cobra?

Qual a velocidade da cobra?

As cobras são animais muito perigosos, podendo ser encontrados em diversos lugares do mundo e não importa o terreno, o perigo de se encontrar uma cobra esta presente em qualquer lugar, porem em alguns lugares sendo maior e em outro menor.

A velocidade das cobras depende muito de seu tamanho e do terreno em que se movimentam, obstáculos e forma. Muitos pensam que pelo fato de não terem patas ou pernas, esses animais não alcançam uma velocidade boa, mas isso é uma mentira enorme, já que as serpentes tem uma forma diferente de se mover.

Elas se rastejam no chão, e fazem movimentos de onda para um melhor deslize e impulso, sem falar em seu bote que é em questão de segundos.  Cobras menores, como as serpentes,  são mais ágeis não só no bote como na velocidade de movimento. Já as jiboias e cobras maiores são mais lentas nos dois aspectos, mas isso não quer dizer que elas são sejam rápidas o suficiente, dentro de superfícies aquáticas, como rios, córregos etc.

Cobras grandes costumam se alimentar de capivaras entre outros animais presentes nas beiras de rios e córregos, elas se camuflam dentro da água, ou entre troncos e plantas, chegam perto aos poucos, e dão o bote tão rápido que o animal nem consegue pensar, quando se vê já está dentro da água com a cobra quebrando os ossos.


A velocidade máxima comum da maioria das cobras é de em média 13 km/h, pouco menos que a de um ser humano adulto correndo, exceto a mamba-negra, que pode chegar no Maximo a atingir excepcionais 20km/h, uma velocidade bem avançada para sua espécie.

As cobras tem uma velocidade considerável, e pode sim alcançar sua presa se preciso, mas devemos lembrar que cobras não estão presentes apenas no solo, elas TAM a habilidade  e facilidade de estar e se mover dentre arvores, galhos, ou seja o perigo pode vir de todos os lados.

Atualizado em: 19/08/2022 na categoria: Dúvidas