» » A Menor Cobra do Mundo

A Menor Cobra do Mundo

Com apenas 10 centímetros, a Leptotyphiops carlae foi descoberta em 2006 sob uma pedra em na ilha de Barbados no Caribe. A nova espécie é tão pequena que se colocarmos uma moeda americana ela consegue se encaixar por completo em cima.

A cobra se alimenta de larvas, cupins e formigas, por não ser grande não consegue botar mais de um ovo por vez e seus filhotes chegam a ficar sem se alimentar por não conseguirem, já que o alimento natural consegue ser maior que eles próprios.

A descoberta foi do biólogo Blair Hedges, da Universidade Penn State nos Estados Unidos, e foi publicada na revista Zootaxa que é a maior em termos de catálogo de descobertas de novas espécies.


Mais detalhes

Ainda não se sabe ao certo o tipo de habitat dessa nova espécie pois a área onde ela foi encontrada, foi uma área florestal substituída por edificações ou plantações e mesmo assim a cobra conseguiu de manter lá, mesmo sem saber o tempo certo de sobrevivência. Além disso, os pesquisadores acreditam que a serpente não existe fora dos limites da ilha caribenha onde foi encontrada.

Levando em consideração as mais de 3 milhões de espécies já existentes de cobra, a Leptotypholps carlae, é de fato uma nova espécie e não uma variação de outra já existente. Isso foi certificado pelo seu descobridor devido a cor da sua pele e a estrutura do seu corpo. Não se sabe ainda qual o tamanho que esta cobra pode chegar, mas estudiosos acreditam que não crescem muito de fato, foi a sua formação não se desenvolveria tanto. Então assim, foi descartado ser também um exemplo de filhote de alguma espécie já existente ou até mesmo uma espécie deformada. O limite do seu tamanho também explica o porquê da cobra não conseguir colocar mais de um ovo, pois seus flhotes atingiriam um limite bem menor que o normal necessário para a sobrevivência.

No Brasil

Recentemente aqui no Brasil, foi encontrada e fotografada uma cobra bem parecida com a que foi descoberta no Caribe. A descoberta foi na praia de Jacumã na Paraíba. Apesar de não ter sido comprovadamente provado ser da mesma espécie, biólogos locais falaram que a cobra brasileira tem a mesma estrutura da Leptotypholps. Para essa também existem registros fotográficos espalhados pela rede.


Atualizado em: 19/08/2022 na categoria: Espécies