» » » As Cobras tem Coração?

As Cobras tem Coração?

Sim, as cobras têm coração, além de outros órgãos vitais, como pulmões, rins, fígado, estômago, intestinos e cérebro. O coração da cobra fica na parte superior de seu corpo, ao lado do esôfago e antes do pulmão funcional. Como todos os outros répteis e mamíferos, as cobras precisam do coração para sobreviver.

Como é o coração das cobras?

O coração das cobras possui 3 câmaras com 2 átrios e apenas 1 ventrículo, dividido parcialmente. Isso faz com que o sangue arterial (rico em oxigênio) se misture com o sangue venoso (rico em gás carbônico). E é justamente por isso que as cobras possuem baixa atividade física, já que essa mistura sanguínea diminui o oxigênio no sangue.


Pela própria estrutura de seu corpo, os órgãos internos das serpentes foram se adaptando e se ajustando através do tempo e do processo evolutivo. Do lado esquerdo das cobras ficam os menores órgãos, do lado direito, os maiores.

Experiências científicas com o coração das cobras

O coração das cobras ainda tem outra utilidade: experiências científicas.

Através de um estudo científico em pítons, foi possível constatar que, quando uma píton termina uma refeição, seu sangue fica com níveis incrivelmente altos de triglicerídeos (um tipo de gordura), fazendo sua textura ficar semelhante à leite.

Mas elas possuem um sistema bem eficiente de queima de gordura, além do seu coração e órgãos dobrarem de tamanho sem nenhum dano!


Injetando-se o plasma sanguíneo de pítons que acabaram de se alimentar no coração de ratos, descobriu-se, ainda, que o coração deles também podia crescer sem qualquer dano ao animal, devido à ação de ácidos graxos (gorduras) que liberam enzimas que protegem o coração.

 

Diante disso, os cientistas pretendem descobrir se essa descoberta será benéfica para a criação de novos tratamentos e medicamentos para doenças cardíacas, testados, primeiramente, em ratos.


Gastronomia: é possível comer coração de cobra!

Muitos turistas, ao visitarem locais que oferecem esta iguaria, procuram por restaurantes que ofereçam cobras como alimento. Há relatos que no Vietnã são comercializadas todas as partes do corpo de cobras.

Em um famoso restaurante no país, chamado Kobra, o cardápio conta com coração de cobra, além de drinks feitos com o próprio corpo da serpente. É um restaurante fino e caro, voltado somente para o público mais rico que deseja degustar de uma comida exótica.


Atualizado em: 29/06/2023 na categoria: Diversos, Dúvidas