» » As cobras tem coração?

As cobras tem coração?

As pessoas possuem certas curiosidades a respeito dos animais. Muitas delas sabem que todos os mamíferos tem coração, mas e quanto aos répteis? Será que uma cobra tem coração?


Muitos acreditam que não, encarando pelo lado da frieza de sua pele, e até sobre matar pessoas, alegando que um animal que fere os outros não pode ter coração. Um mito entre a população.

A cobra possui, sim, coração. Como todos os outros répteis e seres humanos, elas necessitam deste órgão para sobreviver. Há lugares que alegam que as cobras não precisariam de coração para sobreviver, pois possuem vísceras que são capazes de realizar todas as funções, não só deste órgão, como de muitos outros como rim, fígado, cérebro, além do próprio coração. Mas isto não quer dizer que elas não possuem este órgão.

Muitos turistas, ao visitarem locais que oferecem esta iguaria, procuram por restaurantes que ofereçam cobras como alimento. Há relatos que no Vietnã são comercializadas todas as partes do corpo de cobras. Em um famoso restaurante no país, chamado Kobra, o cardápio conta com coração de cobra, além de drinks feitos com o próprio corpo da serpente. É um restaurante fino e caro, voltado somente para o público com algum dinheiro que deseja degustar de uma comida exótica.


O coração das cobras ainda tem outra utilidade: experiências. Foi comprovado que, para realizar um tratamento com uma pessoa que sofre de doenças cardíacas, é recomendado que haja a utilização de corações de grande porte de cobras para lhes dar algumas bases da pesquisa e, consequentemente, do tratamento. Este processo é possível pois a gordura do alimento da cobra não deposita-se em seu coração ao realizar uma refeição, e, após ela alimentar-se, por um período de dias, seu coração fica 40% maior quanto ao tamanho. Assim, pesquisadores estão trabalhando para que se possa achar um meio para o crescimento cardíaco saudável, para poder ser aplicado à humanos.

Desvendando muitos mistérios, descobrimos que as cobras tem coração e, além disso, que ele possa ser relacionado a uma iguaria em questão de alimentação ou que ele pode ser utilizado para o bem da humanidade.


Atualizado em: 22/10/2012 na categoria: Espécies