Qual é a Maior Cobra do Mundo?

A maior cobra do mundo registrada no Guinness Book é a Medusa, uma píton de 7,67 metros de comprimento e 158,8 kg que vive em cativeiro no Kansas, Estados Unidos.

Uma píton aparentemente maior, com cerca de 8 metros de comprimento e 250 kg foi encontrada na Malásia em 2016 e passou a ser considerada a maior cobra do mundo, mas não obteve suas medidas confirmadas e morreu no dia seguinte à captura.

Medusa precisou ser segurada e esticada por 15 pessoas para que o seu comprimento fosse medido oficialmente para ser registrado no Guinness Book. A sua dieta consiste em veados, porcos e coelhos e ela consegue comer facilmente animais com 20 kg de uma só vez.

A “maior cobra do mundo” encontrada na Malásia e a Medusa são serpentes que pertencem à espécie Píton-reticulada, que faz parte da família Píton.

Essas serpentes possuem, geralmente, 3,5 m de comprimento e 32 quilos. Seu habitat comum é o sudeste asiático e elas não possuem veneno, são serpentes constritoras que matam suas vítimas por asfixia.

A Maior Cobra das Américas

A Sucuri, conhecida também como Anaconda, é a maior serpente das Américas e pode ultrapassar os 11 metros de comprimento, mas atinge, normalmente, os 6 metros.

Uma sucuri pode viver até os 30 anos e habita florestas e matas tropicais, como a Floresta Amazônica, em regiões próximas a rios e lagos. Ela é uma excelente nadadora e pode engolir animais de médio porte, como jacarés.

Já a Jiboia, muito conhecida no Brasil, não chega a ter o mesmo tamanho de uma Píton ou Sucuri, mas é considerada a segunda maior serpente brasileira.

A sucuri e a jiboia não são venenosas. Elas matam as suas presas por asfixia em um processo conhecido por constrição, onde se enrolam em sua vítima quebrando os seus ossos e depois engolindo-as por inteiro.


Leia também: