» » » Cobra Bornean Pitviper

Cobra Bornean Pitviper

Com a pele na cor verde e com partes amarelas, há quem diga que esta é a cobra mais brasileira que você já viu na vida. Mas calma que ela não é nacional. O habitat natural deste animal é as regiões da Bornéu, Sulawesi e muitas ilhas do sul das Filipinas. Fora de tais locais, elas não podem ser vista em outros espaços por conta do clima específico de sua região. Raramente são vistas em zoológicos em outros locais do mundo e os estudos sobre esta espécime são pouco aprofundados ainda.

Cobra Bornean Pitviper

Características da cobra Bornean Pitviper

O seu nome científico é Tropidolaemus subannulatus, um animal de grande porte. Quando na fase adulta, esta cobra pode chegar aos seus 20 metros com a maior facilidade. Também pode ser menos, sendo as fêmeas um pouco menores. Suas escamas podem ter um pouco mais de verde ou menos, e mais manchas amarelas, mas sempre com essas duas tonalidades presentes.

Esta cobra é do tipo peçonhenta e agressiva. Costuma agredir até mesmo quando está bem alimentada todos aqueles que invadirem o seu espaço. Ela possui sensores de calor no centro da cabeça que ajudam a localizar as possíveis presas ou vítimas de ataques. Como vive em meio de florestas densas e regiões remotas, o ataque aos humanos são raros.

Cobras como esta são consideradas raras no mundo, mas ainda não estão em processo de extinção. Por serem do tipo florestal e se escondem de dia para caçar a noite, são raríssimas fotos e registros deste animal em caçada não existem até hoje. Os biólogos estimam que seja uma cobra pouco numerosa e que possa ter sofrido poucas mutações ao longo dos anos por estar perfeitamente adaptada ao seu ambiente natural.


Atualizado em: 29/06/2023 na categoria: Espécies, Verde