» » Cobra Caninana – Cobra Preta e Amarela

Cobra Caninana – Cobra Preta e Amarela

A serpente caninana (pilotes pullatus), também pelos nomes araboia, jacaninã, iacaninã e cobra-tigre, é preta e amarela e é uma das serpentes mais velozes e ágeis do mundo, mas não é venenosa. A caninana é uma parente próxima das cobras e pode chegar a até 3 metros de comprimento.


A caninana pertence à família Colubridae.

Onde vive a serpente caninana?

A serpente caninana gosta de viver em climas amenos e pode ser encontrada no Brasil na Mata Atlântica, no litoral do Nordeste até o Amazonas, outros países da América do Sul, no México e em países da América Central. Pode ser encontrada em florestas, topos de árvores, rios e lagos.

O que a caninana come?

A cobra caninana corre atrás de pequenos roedores e aves e seu bote é certeiro. É um animal de hábitos solitários e noturnos e consegue se alimentar de animais até 20 vezes maiores do que o seu corpo. Sua dentição é áglifa, seus dentes são maciços e não injetam veneno.

Apesar de seu jeito particular de defender-se das ameaças, inflando o seu pescoço achatando a sua cabeça bruscamente ao irritar-se, ela não oferece perigo algum. É considerada uma serpente mansa, que geralmente se esquiva ao perceber a aproximação de algum ser, com sua agilidade e rapidez.


Como é a reprodução da caninana?

Sua reprodução é ovípara, ou seja, ela põe os ovos e os deixa na natureza para serem chocados, cerca de 15 a 18 ovos.


Atualizado em: 18/01/2018 na categoria: Espécies