» » Cobra coral azul da malásia

Cobra coral azul da malásia

Se azul é seu tom favorito, o que acharia de encontrar uma cobra com essa cor? Por mais raro que seja, existe! Uma linda cobra azul vive na Malásia e já foi eleita algumas vezes como uma das mais bonitas dentre as da sua espécime. É uma cobra bela e com uma beleza encantadora quanto está ao sol, pois seu azul ciano brilha levemente. 

Cobra coral azul da malásia


Habitat da cobra azul da Malásia

O nome científico desta bela cobra é Calliophis bivirgatus. O nome do nosso poste deixa um pouco claro que esta cobra não é brasileira. Seu habitat original é a Indonésia, Camboja, Malásia, Singapura e Tailândia. Jamais foi encontrada esta cobra em outro local que não seja por ter sido levada pelo homem, pois seu corpo foi feito para suportar os climas de tais regiões. Em locais muito quentes ela morreria com bastante facilidade.

Cobra coral azul da malásia

Caraterísticas da cobra azul da malásia

Esta não é das maiores cobras a cruzar seu tamanho. Seu comprimento máximo é de 1,40 centímetros, sendo por isso uma das menores cobras peçonhentas do mundo. No geral sua cabeça e ponta final da calda apresentam os tons laranja, mas podem vir ainda amarelo ou branco em casos raros. Possui uma cabeça pequena e e dentes bem afiados. 

Infelizmente é uma cobra que mataria um homem com facilidade porque seu veneno é considerado fatal Seu veneno, uma neurotoxina fatal para animais de pequeno porte, pode passar desapercebido pelo homem porque não deixa sintomas iniciais, apenas pode dar tontura e algum enjoo em um humano de porte médio em primeiro momento, mas pode deixar uma criança febril. O veneno desta cobra é chamado de 100 passos, porque é o que uma pessoa adulta pode dar antes de morrer. O tratamento é feito com soro para curar o envenenamento e cortar o seu efeito e deve ser ministrado de imediato.


 

 


 

Atualizado em: 12/04/2013 na categoria: Espécies