» » Cobra de Milho

Cobra de Milho

Alguns jardineiros que querem proteger a sua plantação não sabem ao certo o que fazer para esta finalidade, pois pesticidas foram abominados por eles por contaminarem os alimentos. Uma grande aliada pode ser a cobra de milho. Vamos, a seguir, conhecer um pouco mais sobre esta serpente.

Ela é conhecida, cientificamente, por Pantherophis Gattatus. Esta espécie surgiu nos Estados Unidos, Ilhas Caimão e México, não sabendo ao certo a sua primeira aparição.


Os índios de certa tribo consideravam este tipo de cobra como sagrada, alegando que estas eram espíritos que originavam-se do milho. Esta cobra, para eles, lendária, possuía cores que assemelhavam-se extremamente ao milho que o índio cultivava.

Normalmente, elas vivem em lugares rochosos, zonas abertas, pântanos, pinhais, zonas secas e, inclusive, em plantações, pois elas trazem benefícios ao agricultor e jardineiro ao se alimentarem de ratos, controlando, então, esta peste da agricultura.

A cobra de milho possui a habilidade de subir em árvores e outros locais, porém geralmente encontram-se no solo ou até mesmo enterradas abaixo dele.


Esta espécie de cobra pode, também, ser domesticada, precisando de alguns cuidados específicos como doze horas de luz diária e ratos congelados ou vivos para sua alimentação. Ao optar por um desses tipos de alimentação, prefira o congelado, pois os ratos vivos podem reagir contra a cobra de milho, podendo até mesmo matá-la ao atacar a sua cabeça. É necessário também controlar a umidade, pois diariamente elas precisam em torno de 60% desta umidade, e ao sofrer a troca de pele, o nível aumenta, crescendo para 80%.

A cobra de milho é extremamente ágil e esperta. É rápida em fugas e consegue passar em lugares minúsculos, desde que caiba ao menos a sua cabeça.

Esta espécie de cobra raramente é alvo de doenças, e quando sofrem de algum tipo, geralmente as complicações são nulas e facilmente recuperam-se.

A serpente é muito comum para domesticação e vivência em locais de plantio, pois são eficazes na eliminação de ratos e são cobras que conseguem sobreviver em domicílios, seguindo algumas regras de território, maneiras de reconhecimento do dono, modelo de temperatura em que sintam-se confortáveis, etc. São maravilhas da natureza.


Atualizado em: 19/08/2022 na categoria: Espécies