» » Cobra Mamba Negra – Confira Todas as Suas Características!

Cobra Mamba Negra – Confira Todas as Suas Características!

A mamba negra é a cobra mais rápida (chegando a atingir 20 km por hora) e a segunda maior serpente venenosa do mundo. O nome científico da mamba negra é Dendroaspis polylepis, ela pertence ao gênero Dendroaspis e à família Elapidae.

A Dendroaspis polylepis é encontrada na África Subsaariana, ao sul do deserto do Saara, em países como Quênia, Tanzânia, Zâmbia, Zimbábue, Moçambique, Botswana, Angola e Namíbia.


Ela vive a maior parte do tempo na superfície terrestre, ao contrário da maioria das outras mambas que costumam habitar em árvores.

Veja Também: Tipos de Cobras venenosas

Características da Mamba negra

A cor da pele da mambra negra varia entre cinza e marrom escuro e o interior da boca dela possui uma coloração preta, motivo pelo qual é chamada de mamba negra ou mamba preta.

Ela mede entre 2,5 a 4,5 metros de comprimento e pesa cerca de 1,5 kg. É uma cobra agressiva mas, assim como a maioria das serpentes, só ataca quando se sente ameaçada. Quando isso acontece ela costuma abrir a boca e agitar a língua para intimidar o opositor.


Sua cabeça possui um formato chamado de “caixão” e o tipo de dentição da mamba negra é a proteróglifa, ou seja, dois dentes inoculadores de veneno não retráteis na parte superior ao maxilar.

Veja Também: Python Burmesa

Ela tem um bote muito rápido, é diurna e se alimenta basicamente de pequenos mamíferos (ratos, galagos, hiracóides etc.) e aves. Ela não costuma segurar a presa até que ela morra, a solta logo depois de atacar e espera que ela não resista à paralisia.

É uma cobra solitária e só chega a interagir no momento de rivalidade masculina que ocorre durante o acasalamento, geralmente na época da primavera. Segundo alguns dados, pode viver cerca de 12 anos.

Veja Também: Cobra negra

A mamba negra é ovípara, colocando de 6 a 18 ovos por vez a cada ano, normalmente durante o verão. Seus filhotes nascem com cerca de 20 centímetros de comprimento, já com as glândulas venenosas desenvolvidas e capaz de desferir uma mordida letal em uma pessoa poucas horas após o nascimento.


O corpo da cobra recém-nascida contém os resíduos da gema do ovo em que ela se encontrava e por isso usa esses resíduos para se sustentar até encontrar a sua primeira presa.

Picada da Mamba negra


O veneno contido na picada da mamba negra é composto principalmente de neurotoxinas que podem paralisar os músculos da vítima. Isso acontece porque o cérebro para de mandar comandos de movimento para os músculos e isso os compromete.

Os sintomas provocados pela picada dessa cobra, além de paralisia, são: dor de cabeça, gosto metálico na boca, salivação, transpiração excessiva, dor localizada e dormência no local da mordida.


Ela pode causar uma série de mordidas muito rapidamente em um único ataque e se não houver tratamento médico a vítima pode chegar a morrer poucos minutos depois.

Curiosidades

Uma curiosidade é que o tempo para a vítima morrer depois da picada da mamba negra depende do local do corpo que foi atingido. Se a picada atingiu o pé ou a perna, pode levar de 2 a 4 horas. Mas, se atingiu a região do tórax ou rosto a vítima poderá ir à óbito em 20 minutos.

Apesar de ser a cobra mais perigosa e temida da África, os casos de picada de mamba negra são raros, pois elas tentam evitar confrontos com humanos e usam sua rapidez para se desviar deles e não para atacá-los.

Atualmente, o medicamento usado no tratamento de picada de mambra begra é o antiveneno polivalente produzido pelo Instituto Sul-Africano de Pesquisa Médica.

Atualizado em: 29/06/2023 na categoria: Espécies