» » » » Cobra Muçurana – Cobra Preta

Cobra Muçurana – Cobra Preta

A Pseudoboa Cloelia, conhecida como muçurana, cobra do bem, limpa-campo ou cobra preta não é venenosa e se alimenta de outras cobras. É uma serpente que vive em sua maioria na América Central e do Sul e tem de pequeno a médio porte. Quando adulta pode chegar a medir 2,40 metros de comprimento.

Sua coloração varia com a idade, quando jovem é rósea e, quando adulta, negro-chumbo ou azulada. Na região ventral tem uma coloração amarelada. A muçurana é totalmente inofensiva para o homem.

Não é venenosa!


A muçurana não tem veneno, não é um animal peçonhento. Conhecida como cobra do bem, cobra preta, ou cobra comedora de cobra, a muçurana é ofiófaga – se alimenta basicamente de outras cobras peçonhentas e não peçonhentas.

Suas preferidas são a jararaca, urutus e cascavéis, mas na falta delas ou de outras cobras, a serpente come também pequenos mamíferos.

A muçurana ataca suas vítimas prendendo-as pela boca com seus fortes dentes que medem entre 10 e 15 cm, cravando-os no terço anterior do corpo da vítima e enrola-se rapidamente nela, matando-a por constrição. Depois ingere sua presa, começando pela cabeça.


Muçurana X Coral


A única cobra que pode matar a muçurana é a cobra Coral verdadeira. Apesar de ingerir cobras peçonhentas, a muçurana é imune ao veneno de outras cobras que, ao tentarem se livrar do predador, acabam mordendo sem sucesso a cobra preta.

No entanto a Coral pode matá-la, é muito ágil e extremamente forte, capaz de travar lutas de mais de uma hora de duração e geralmente sai ganhando.


O habitat

O habitat natural das muçuranas são as matas e a vegetação rasteira e fechada, perto de rios e lagoas. Nesses locais, tende a conseguir se esconder com uma maior facilidade, o que garante que possam surpreender suas presas.

Assim, é comum que sejam avistadas em diversas regiões da América do Sul, incluindo o Brasil. Por sinal, em nosso país o principal local de permanência Muçurana são estados da Bahia, Paraíba, Pernambuco, Maranhão, Ceará e Minas Gerais.


Como a Muçurana se alimentam de outras cobras, acabam sendo bem-vindas em diferentes localidades, pois sua presença diminui acidentes potenciais com outras espécies do animal que podem ser agressivas aos humanos.

Sua descoberta

A muçurana foi descoberta pelo médico e cientista brasileiro Vital Brazil (1865-1950), um pesquisador do ofidismo (os efeitos nocivos causados pela picada de serpentes). A primeira muçurana estudada por Vital Brazil matou e devorou, de julho de 1909 a agosto de 1910, 17 jararacas e 1 boipeva.


O cientista apresentou em uma conferência em 1915 um filme de 1911, mostrando a luta de uma muçurana contra uma jararaca. Vital foi o criador do Instituto Butantan em São Paulo, que é referência em estudos de animais, bactérias, desenvolvimentos de vacinas, entre outros.

A escolha do seu nome não foi por acaso e remete a presença indígena em nosso país, visto que Muçurana deriva da palavra tupi-guarani “muçum” que tem como significado largo ou esguio, característica comum a espécie.

“Rana”, por sua vez, devida do mesmo idioma e significa “aparência de”. Ou seja, Muçurana seria aparência larga em uma tradução livre, evidenciando assim a sua formação física.

Atualizado em: 29/06/2023 na categoria: Espécies, Não Peçonhentas, Preta