» » Cobra pitão africana

Cobra pitão africana

Se você é daqueles que tem medo de cobras devoradoras de animais, com certeza a Cobra pitão africana é uma das que deve encabeçar a lista de seus temores. De alto porte, este réptil é famoso em vídeos online por já ser flagrado devorando presas tanto de pequeno, como médio e grande porte. O leão da foto abaixo é apenas um dos exemplos. 

Cobra pitão africana

Cobra pitão africana devorando um leão

Cobra pitão africana é conhecida por diversos nomes: píton, iron cego, jiboia africana, dentre outros. Este animal tem a pele escura com manchas maravilhosas, por isso é bem querida pela industria da moda para a fabricação de sapatos, bolsas e carteiras. Suas escamas podem ter manchas marrom, com desenhos assimétricos que criam uma bela imagem quando esta cobra é fotografada.

O mais espantoso desta cobra é mesmo o seu porte. Ela pode chegar a 120 quilos na idade adulta, chegando a 6 metros de comprimento em sua maturidade. Com seu porte grande, também se reproduz bem rápido, chegando a colocar cerca de 100 ovos em nada ninho.


Cobra pitão africana

Foto de Cobra pitão africana

Habitat da Cobra pitão africana

O seu nome deixa bem claro onde vamos encontrar esta cobra: na África. Regiões com savanas, florestas densas e florestas são repletas deste animal, que não está nem perto de chegar na lista das cobras em extinção. Este animal pode ser visto em continente africano a Sul do deserto do Saara. Costuma viver em áreas densamente verdes e por seu alto peso é mais comum ser encontrada no chão.

Alimentação da Cobra pitão africana

Os hábitos alimentares da Cobra pitão africana são carnívoros. Pode se alimentar de todo tipo de animal. Por seu porte grande, pode competir com animais maiores, como leões, tigres e zebras. Costuma matar por sufocamento, por isso ela costuma se enrolar na preza para que ela morra antes de começar a alimentação.

Atualizado em: 29/06/2023 na categoria: Espécies