» » » » Cobra Pitviper Mangshan

Cobra Pitviper Mangshan

Dizem que é na China que você encontra os animais mais exóticos, não é mesmo? Pode ser que não, mas a Cobra Pitviper Mangshan mostra que ao menos as cobras por lá são diferentes. Suas escamas são diferentes e sua cor forte em tom esverdeado pode fazer muita gente pensar o quanto este couro de cobra é valioso. E é sim!

Esta cobra é do tipo ovípara e não se sabe ao certo se tem derivadas, ou seja, subespécies. Não é encontrada em nenhuma outra parte do mundo e sua alimentação é baseada em ovos tanto dela como de outros animais, roedores, outras cobras e aves. Este animal costuma fugir do contato humano e tem hábitos noturnos, por isso até mesmo fotos são raras.

Seu couro tem escamas que formam grafismos em diferentes tons de verde e amarelo. Jamais foi encontrada outra cobra da mesma espécime com outra cor.


Cobra Pitviper Mangshan

Habitat da Cobra Pitviper Mangshan

Esta cobra tem diversos diferenciais. Um deles é apenas ser encontrada na parte sul da China, em florestas fechadas e longe do habitat do homem. São poucos os que já viram a espécime de perto, pois sua coloração é muito semelhante às plantas próximas e ela usa isso para se esconder. Sua cor bela já motivou expedições no meio do mato para tentar fotografar este animal, nada sociável.

O veneno da Cobra Pitviper Mangshan

Um dos diferenciais importante desta espécime é que ela é uma das duas cobras no mundo que cospe veneno. Ela costuma mirar na parte frontal do ataque, por isso se diz que ela cospe veneno nos olhos. Seu jato tem uma força para prosseguir por mais de um metro a frente, alcançando então uma longa distância.

Seu veneno é do tipo neurotoxina, que apenas adormece o corpo e deixa a sua vítima lerda, ajudando a presa a se tornar seu jantar ou lanche.


Atualizado em: 29/06/2023 na categoria: Espécies, Peçonhentas, Verde