» » » Cobra tem Ossos? Cobra é Vertebrado ou Invertebrado?

Cobra tem Ossos? Cobra é Vertebrado ou Invertebrado?

Sim, as cobras têm ossos e os utilizam para se locomover. Elas são animais vertebrados, já que possuem coluna vertebral. As cobras possuem em torno de 300 ossos entre costelas, ossos do crânio e vértebras.

Suas costelas são móveis e seus ossos são muito flexíveis. O fato das cobras possuírem presas ocas de osso atesta a existência de seus ossos.

Veja Também: Tipos de Cobras venenosas

Importância dos Ossos na Cobra

A cobra utiliza seus ossos para se movimentar – suas inúmeras vértebras e costelas, em conjunto com as escamas localizadas em seu ventre, cuja quantidade é ligada ao número de suas costelas. São seus ossos que também ajudam a agarrar sua caça para matá-la, ou até mesmo se agarrar em troncos e galhos de árvores.


Veja Também: Cobra sobe parede?

Curiosidades

Vários motivos explicam porque as cobras conseguem engolir presas muito maiores que elas. As cobras possuem uma articulação dupla na mandíbula (entre o crânio e outro osso chamado quadrado) cujas metades ficam unidas apenas por um ligamento elástico. É por isso que a abertura de sua mandíbula pode ultrapassar os 150 graus.

A esses motivos também une-se o fato delas não possuírem o esterno, um osso que une as costelas, presente em outros animais vertebrados e terem a pele altamente elástica, o que faz com o que o seu corpo se estique. As cobras também possuem uma abertura da traqueia abaixo da língua, o que permite que elas respirem enquanto engolem a presa.

Veja Também: Cobra mais Bonita do mundo: Qual é?

Alerta

Por mais que algumas cobras sejam inofensivas ao homem, ao encontrar alguma delas você deve se afastar imediatamente e deixar que ela siga para o seu habitat natural ou se aproximar apenas para espantar o animal sem qualquer tipo de agressão.

Lembre-se que matar uma cobra é proibido pela Ibama. Se necessário, ligue para o Corpo de Bombeiros (193) para lidar com a situação.


Atualizado em: 29/06/2023 na categoria: Dúvidas, Espécies