» » Cobra Voadora – Dança no Ar!

Cobra Voadora – Dança no Ar!

A cobra voadora não tem mecanismos de decolagem ou de aterrissagem, como as aves. Para planar, as cobras voadoras precisam estar em lugares altos para iniciar esse “voo” Todas as cobras que voam são do gênero Chrysopelea, sendo que a maior espécie delas é a Chrysopelea pelias, quechega a medir até 1,20 m.

Cobra voadora – Chrysopelea pelias.

As cobras que voam são mais comuns em florestas tropicais como as dos continentes Africano e Asiático. Além disso, pesquisadores apontam que há somente 5 espécies de cobras voadoras no mundo.

Dança no Ar

Especialistas que estudaram as cobras que voam perceberam que as 5 espécies delas realizam uma espécie de dança quando planam. As cobras voadoras pulam para iniciarem o “voo” e, em seguida, retraem o corpo começando pela parte da cauda e terminando na cabeça.

Cobra voadora planando no ar.

Depois desse movimento, elas fazem o contrário: abrem-se novamente. E durante o “voo” repetem os movimentos de retração da ponta da cauda até a cabeça – o que se parece com uma verdadeira dança no ar. Acredita-se que essa dança no ar dê às cobras que voam condições aerodinâmicas para permanecerem mais tempo planando. Além disso, enquanto o corpo dessas serpentes se contrai e se expande, a cabeça permanece se movendo de um lado para o outro, tornando a dança no ar ainda mais interessante. Os voos das cobras voadoras não são frequentes. Essas serpentes planam no ar quando se sentem ameaçadas (como defesa) ou para capturar presas (caso não existam presas em solo).

Veneno da cobra voadora

Toda cobra voadora possui veneno praticamente inofensivo ao ser humano. O veneno dessas serpentes é perigoso para as suas presas, como: roedores, pequenas aves, filhotes de anfíbios e outros animais de porte pequeno.

Cobras voadoras x Cobra de asa (Jequitiranaboia)


Há muita confusão quando se fala em cobras voadoras e a cobra de asa (Jequitiranaboia). As cobras voadoras (que são de 5 espécies diferentes) nada se assemelham a cobra de asa. A diferença é visível. As cobras voadoras têm a aparência comum de serpentes em geral e planam no ar. Enquanto a cobra de asa – também chamada de Jequitiranaboia – na verdade é um inseto, mas recebe esse nome popular porque os seus olhos se assemelham aos das serpentes.

Atualizado em: 29/06/2023 na categoria: Espécies