» » » Cobra Zebra

Cobra Zebra

Existem espalhadas pelo mundo, diversas cobras, vivendo em diferentes habitats e com vários modos de sobrevivência.

A Naja Nigricollis, nome científico da popular cobra zebra, é dificilmente encontrada, sendo quase restrita a área da África Sub-Saariana.  Consequentemente, esta espécie de cobra vive em região de savanas ou semi-desertos, porém elas podem ser raramente encontradas também em regiões tropicais ou subtropicais, também situadas na África.


A cobra zebra, em sua aparência, mede em torno de um e meio à dois metros de comprimento. Possuem formato da cabeça diferenciado, um pouco mais avantajado nas laterais, devido à proporção de suas glândulas que transportam o veneno. Suas tonalidades de cores podem sofrer variação devido à região de origem, podendo apresentar preto, cinza, branco, marrom amarelo, avermelhado, rosa e laranja, porém estas cores fortes somente são encontradas em detalhes de seu corpo. Em sua maior parte, elas apresentam um listrado preto e branco, o que origina o nome de cobra zebra.

Como já citado acima, são cobras venenosas, porém, quando a mordida for tratada corretamente, o risco de morte é extremamente baixo, girando em torno de cinco a dez por cento. O veneno desta espécie pode causar irritações na pele e, quando em contato com os olhos, o ser humano poderá sofrer de ardência, falta de coordenação ou até mesmo cegueira, muitas vezes permanente.

A cobra zebra não tem hábitos estritamente definidos, podendo sair de seu conforto em todas as horas do dia, o que depende de sua localização, habitat, temperatura e época do ano.


Esta cobra age de maneira agressiva e nervosa, podendo até, quando sentir-se ameaçada, cuspir uma porção de veneno, que é aquele que geralmente causa os sintomas acima em humanos. Para a cobra zebra cuspir o seu veneno é preciso que seja uma ameaça em potencial, não somente uma provocação. Este fato contribui para que sua mordida aconteça com menos frequência.

Sua alimentação baseia-se em ratos e camundongos de pequeno porte, ou até mesmo lagartos, ovos e outras cobras.

As cobras zebra não devem ser subestimadas pois, mesmo que sua boca esteja longe de um ser humano, o veneno pode ser cuspido. Devemos nos precaver e não deixar de admirar a beleza de sua estrutura.

Atualizado em: 29/06/2023 na categoria: Espécies, Peçonhentas