» » Conheça a serpente cega, Anomalepididae

Conheça a serpente cega, Anomalepididae

A família cobra 123…

A Família Anomalepididae faz parte da família das serpentes, ou cobras cegas. A espécie americana são conhecidas por sua cegueira e por possuir um único dente na maxila mais baixa. Já cruzou com uma? Se sim, sentiu o tempo do sibilar emitido pelo réptil vertebrado.

A origem das serpentes

A cobra são répteis traiçoeiros, mais conhecidos como najas peçonhentas, mas nem todas atacam os humanos, apenas por uma questão de defesa. A serpente surgiu a milhões de anos atrás. Essa classificação animal, vive rastejando, tem um corpo composto de crânio, maxilares, coluna vertebral com cerca de200 a400 vértebras e costelas.

 


Se movimentam através das vértebras que possuem projeções que fixam os musculos, além de capacidade de ondulação que facilita a locomoção. Além disso, podem viver na terra e na água, no caso das marítimas. A pele das serpentes são cobertas de escamas lisas ou granulares, trocadas  com frequência.

 

Com uma audição aguçada, que detecta vibrações até mesmo no período noturno, as serpentes não têm orelhas externas, porém com ajuda de outros instintos animais, como a língua que consegue distinguir partículas de odor no ar que são enviadas a um órgão  fixado na boca que faz a identificação do cheiro reconhecimento do alimento.

Por serem carnívoras, as serpentes comem lagartos, ratos, aves, insetos e entre outros animais. As serpentes não mastigam, se alimentam pela mandíbula flexível que se adapta ao tamanho da presa. Após se alimentarem as serpentes ficam cansadas devido o processo digestivo, que é muito longo, podendo até em alguns casos passar mal e colocar tudo para fora e assim ficando fraca e vindo a falecer. Por isso, depois da digestão o réptil deve descansar, para que possa realizar o processo digestivo corretamente eliminando pelos e garras e pelos das presas, além de absorver toda a energia que necessita para sobreviver.


 

Para se reproduzir as cobras utilizam a fertilização interna através do hemipénis bifurcado na cauda do macho. Grande parte das serpentes colocam ovos e os abandonam no caminho, já outras os mantêm no corpo até quando estão próximos de nascer. Ficou curioso? Conheça mais as diversas espécies de serpentes  cegas pelo mundo.


Atualizado em: 19/08/2022 na categoria: Espécies