» » Qual é a Diferença entre Cobra e Serpente?

Qual é a Diferença entre Cobra e Serpente?

Dá-se o nome de serpente a todo réptil sem patas, com corpo cilíndrico escamado e que se rasteja. As cobras são apenas um tipo de serpente, mas foi o nome que se popularizou no Brasil para designar todos esses animais. Essa é a diferença entre cobra e serpente: toda cobra é uma serpente, mas nem todas as serpentes são cobras!

Serpente Naja, pertencente à família Elapidae.

As cobras fazem parte da família Colubridae, a qual pertence a maioria das serpentes existentes. Mas há muitos mais tipos de serpentes, que se dividem em famílias, subfamílias, gêneros, subgêneros, espécies e subespécies.

Serpentes

Serpentes são um subgênero do reino animal: répteis sem patas, com corpo cilíndrico escamado e que se rastejam. Possui diferentes famílias, como:

  • Elapidae: a qual pertencem serpentes venenosas encontradas em climas tropicais e sub-tropicais, como mamba-negra e naja;
  • Viperidae: a qual pertencem as víboras e crotalus, como jararaca, cascavel e surucucu;
  • Colubridae: a família das cobras, composta por espécies inofensivas de médio porte, à exceção da Boomslang, cuja mordida é mortal para humanos.

Cobras

As cobras são as serpentes da família Colubridae. São de tamanho médio, chegando a atingir 20 a 30 cm, e possuem cabeça recoberta por escamas, sendo, geralmente, inofensivas. Até mesmo as cobras da família dos colubrídeos que possuem veneno não representam grande perigo, pois seu veneno não é mortal e seus dentes são situados na parte de trás da cavidade bucal.

A exceção é a cobra Boomslang, cujo veneno é mortal para o homem.


O encantador de serpentes

Atualizado em: 29/06/2023 na categoria: Dúvidas