» » Diferença entre Serpentes e Cobras

Diferença entre Serpentes e Cobras

Há muitos mitos em torno a essa explicação, sendo o mais popular , que seriam as cobras espécies não peçonhentas e chamadas serpentes as espécies venenosas, mas essa “ afirmação “ não passa mesmo de um mito.


Qual o Correto?

No Brasil, os dois termos são aceitos , porém o correto seria denomina-las de serpentes todas as espécies encontradas no nosso país. É assim no resto do mundo, apenas a espécie denominada Naja , que habitam os continentes da África e Ásia , é correto o uso do termo cobra. Essa confusão, dá- se aos portugueses que quando chegaram ao Brasil, encontrando as serpentes, as nomearam de cobras , assim como nomearam de índios seus habitantes , pois acreditaram primeiramente terem chegado à Índia.

Diferença Principal

As cobras Najas são venenosas e extremamente agressivas  seu veneno é altamente tóxico, e algumas espécies tem o mecanismo de “lançar”  o veneno à uma distância de aproximadamente  três metros .

Este veneno causa uma irritação grave na pele , e se atingir a região dos olhos pode levar a cegueira se não for tratado a tempo. Mesmo as espécies que não esguicham veneno , a mordida é altamente perigosa podendo levar o indivíduo à morte em pouquíssimo tempo. As Najas também agem como defesa, levantando-se e dilatando o pescoço, ainda contam com um desenho na parte de cima de sua cabeça em formato de olhos para intimidar, e parecerem maiores e mais assustadoras para seu predadores.

Na Índia existem os famosos “ encantadores de serpente”, que as colocam em um cesto, tocam flauta e elas parecem dançar ao som da música, porém , como todas da espécie são deficientes de audição, o que ela fazem ao se erguerem, assumindo sua posição de defesa,  é somente acompanhar as vibrações de som , ou movimento da flauta , elas se movem de acordo com suas percepções de movimentos ou vibrações. Alguns “encantadores” usam urina de rato , que é a sua presa favorita , para atiçar a cobra que , estimulada , começa o “show”.


Essa espécie é encontrada mesmo em locais populosos na Índia, e seguidamente aparecem dentro das residências , à procura de ratos .


 

Atualizado em: 22/11/2017 na categoria: Espécies