» » Jararaca Ilhoa

Jararaca Ilhoa

A rica fauna brasileira permite que você encontre animais por aqui que jamais irá encontrar em lugar nenhum do mundo. Um bom exemplo é a cobra Jararaca Ilhoa, uma das espécies de cobras brasileiras raras, encontrada apenas no Estado de São Paulo. Esta é apenas uma das diversas cobras admiradas por biólogos em todo o mundo que só pode ser encontrada por aqui.

Jararaca Ilhoa

Jararaca Ilhoa

Habitat da Jararaca Ilhoa

Esta cobra pode ser encontrada exclusivamente na Ilha da Queimada Grande, na Costa do Estado de São Paulo. Seu clima é o ameno, indo do calor a pancadas de chuva. Não suporta climas extremamente quente ou o extremo frio. 


Jararaca Ilhoa

Alimentação da Jararaca Ilhoa

Costuma dormir e se esconder em copas de árvores, os alimentos mais comuns deste animal são aves, mas se alimenta também de outras cobras. Alimenta-se ainda de ovos de aves. Como nem sempre há alimento disponível, a Jararaca Ilhoa pode passar por longos hiatos em sua alimentação sem qualquer problema.

Características da Jararaca Ilhoa

Geralmente em tons claros, a Jararaca Ilhoa é do tipo ovípara, ou seja, sua reprodução acontece por meio de ovos. Costuma ser um animal relativamente agressivo quando na presença de um homem, pois vive em zonas sem contato com humanos e não está acostumada com a presença de homens por perto. Suas áreas de habitat natural são preservadas e apenas pessoas autorizadas podem entrar.

O outro nome pelo qual esta cobra é conhecida é Golden lancehead, em inglês. Estima-se que sua população chegue hoje a 6 mil cobras na Ilha Grande, além de alguns pequenos números em outros locais do mundo para estudo. Não está na lista de cobras em extinção no Brasil, pois seu número é considerado seguro para perpetuar a espécie. Não é das maiores cobras brasileiras, chegando a apenas 1 metro de comprimento quando em idade adulta.


 


Atualizado em: 27/05/2018 na categoria: Espécies