» » Naja anchietae

Naja anchietae

Najas são cobras famosas porque são muito mostradas em filmes famosos. Os encantadores de cobra, conhece? Geralmente se tratam de uma cobra naja com encantada. Das diversas cobras desta sub espécie que existem na fauna do mundo, uma delas se chama Naja anchietae

Naja anchietae é fácil de ser distinta dos demais tipos de naja por sua pele clara, quase tom de areia. Possui manchas brancas, e por isso se adapta melhor em terrenos arenosos, onde pode usar do meio ambiente ou de galhos de árvores para se esconder com maior facilidade. É uma cobra de grande porte, podendo alcançar facilmente 1,84 cm em sua idade adulta.

Naja anchietae


Habitat da Naja anchietae

O habitat natural da Naja anchietae não é uma cobra brasileira. Assim como as demais espécimes de cobra, pode ser vista em toda a África, Sudoeste da Ásia, Sul da Ásia e Sudeste Asiático. Vive em terrenos mais arenosos e com climas quentes, não sobrevivendo jamais em terrenos frios e neve. 

Naja anchietae

Alimentação da Naja anchietae

Esta cobra é do tipo peçonhenta, o que quer dizer que produz veneno. Sua semelhança com suas outras espécies de cobra é grande em sua alimentação, preferindo animais vivos pelo seu alto valor nutricional. Alimenta-se de aves, répteis e outras cobras de menor porte. Seu veneno tem como principal função deixar a presa sem suas funções motoras, o que deixa o animal vulnerável para o ataque. Assim como as demais cobras, ela é voltada a se alimentar do animal fresco e por isso prefere a presa ainda viva, apenas sem reação. 

O veneno da naja costuma matar imediatamente, podendo matar um humano mesmo adulto. Esta é uma das cobras mais mortais do mundo, sendo todas as espécies de najas consideradas fatais. Um diferencial desta cobra é que ela pode colocar na vítima o seu veneno pela mordida, mas também pode o cuspir por meio de sua língua a uma altura superior a um metro de altura.


 

 

Atualizado em: 29/06/2023 na categoria: Espécies