» » » Serpentes podem passar dias sem alimento.

Serpentes podem passar dias sem alimento.

Nós serem humanos assim como outros seres vivos, comemos pelo menos três vezes no mesmo dia. Esse é o número na média, que devemos nos alimentar para manter uma saúde relativamente normal. O mesmo não acontece com as cobras,  elas podem e  conseguem ficar meses sem se alimentar.Essa habilidade está presente em cerca de 62 espécies de cobras diferentes.  E o mais interessante disso tudo, é que mesmo passando meses sem comer nadinha, as cobras continuam crescendo! Ainda não foi descoberto o porquê desse desenvolvimento se as taxas de energia caem ao ficar em escassez de alimentos.

Falta de Alimento


Por terem espécies alocadas em habitat com escassez de caça, as cobras conseguem ficar até seis meses sem se alimentar, e algumas espécies aguentam até dois anos sem comer nadinha! Sabemos que todos os animais desenvolveram mecanismos que ajudam na resistência a fome.

Recentemente foi feito uma experiência para tentar descobrir como essa espécie consegue passar meses sem se alimentar e foi descoberto que durante a “dieta forçada”, as cobras diminuem suas taxas de metabolismo para sobreviver o que também as leva em demorar mais tempo para queimar as suas reservas de gordura, as transformando em lipídios. O que acontece também, é que quando as reservas de gordura acabam estes animais começam a utilizar suas próprias proteínas para se alimentar diretamente do seu corpo.

Como isso acontece?

Existem casos como o da cascavel, por exemplo, que hiberna. Elas geralmente se alimentam bastante e durante o inverno procuram cavernas para “dormir” durante toda a estação juntamente com outras cobras, o que ajuda também no seu aquecimento. Neste caso, elas em vez de produzir energia como já foi citado antes, elas guardam as energias que tem, pois não precisam utilizá-la enquanto dormem. Portanto não são incluídas nessa “lista de sobreviventes”.

Apesar de conseguirem ficar muitos meses sem comer nada, as cobras não necessariamente rejeitam comida caso as tenha. O exemplo citado aqui foi para casos com escassez de alimentos, mas caso exista comida ela comerá. Claro que caças como bezerros, porcos ou animais maiores, levam um tempo para digestão, o que levará também um tempo para que a cobra se alimente novamente.


Por conseguirem ficar um longo tempo sem se alimentar, diminuírem seu metabolismo para ajudar nesse processo e ainda praticamente se “alimentarem” do próprio corpo, as cobras são biologicamente referências para o extremo da tolerância a fome no reino animal.

Atualizado em: 29/06/2023 na categoria: Alimentação, Espécies