» » » Tipos de Cobras Brasileiras Venenosas

Tipos de Cobras Brasileiras Venenosas

Entre 321 espécies de cobras que vivem no Brasil, cerca de 36 são peçonhentas. Entre os tipos de cobras venenosas existentes aqui, as mais perigosas e letais são:

  • Coral Verdadeira;
  • Cascavel;
  • Surucucu pico-de-jaca
  • Jararaca.

Uma única picada de uma dessas criaturas pode ser tão letal quanto o ataque voraz de um grande carnívoro. Por outro lado, as serpentes (ou cobras) contribuem, e muito, para a medicina. O Captopril (hipertensão), isolado do veneno da jararaca, é um exemplo disso, além da cola para fins cirúrgicos. Daí a importância de se preservar as espécies, respeitando-as.

1. Coral Verdadeira

A cobra mais venenosa do Brasil é a coral verdadeira: seu veneno pode matar um boi de até 500 kg. Ela é de pequeno a médio porte e possui, geralmente, três cores: vermelho, preto e amarelo (ou branco), apesar de algumas apresentarem apenas uma ou duas cores.

O veneno da cobra coral verdadeira é neurotóxico (afeta o sistema nervoso), se espalha com facilidade e causa, principalmente:


  • Dormência na parte que foi mordida;
  • Dificuldade para respirar;
  • Visão duplicada;
  • Sonolência aparente devido às pálpebras caídas;
  • Produção de saliva aumentada.

Apesar de ser classificada como a mais venenosa do Brasil, a cobra coral verdadeira só oferece risco se estiver lado a lado com sua vítima, já que ela não tem a capacidade de dar o bote.

Ela injeta o seu veneno através de uma mordida e não de uma picada, ou seja, precisa ficar agarrada à sua presa enquanto inocula o veneno, diferente de outras cobras que só com uma picada já conseguem injetar todo o seu veneno.

Isso acontece porque a dentição da cobra coral verdadeira é do tipo proteróglifa: seus dentes não são retráteis e ficam na parte da frente do maxilar superior.

O veneno da cobra coral verdadeira pode ser combatido com o soro antielapídico.

2. Cascavel


Apenas uma espécie de cascavel habita o Brasil – a Crotalus durissus. A cobra cascavel é famosa pelo barulho do seu chocalho que fica na ponta de sua cauda. Ele é formado pela pele morta e ressecada que se acumula a cada troca de pele (ecdise) do animal.

A cobra cascavel adulta mede cerca de 1,5 a 2 metros de comprimento e possui coloração marrom escura com anéis mais claros e finos. Ela vive no Nordeste brasileiro, cerrados, regiões áridas e semiáridas da região, além dos campos abertos do Norte, Sul e Sudeste.


A cascavel ocupa o segundo lugar no ranking das serpentes mais venenos do país, mas é uma das grandes responsáveis quando se trata de acidentes mortais envolvendo seres humanos. Ela possui veneno hemotóxico que age endurecendo o sangue da vítima e causando lesões nos músculos. Além disso, os rins e o sistema nervoso também são afetados.

Apesar disso, a picada da cobra cascavel não dói (segundo o Instituto Butantan). Quem for mordido por uma cascavel não deve jamais pressionar o local da picada, pois isso pode acelerar a ação do veneno. O soro anticrotálico é o responsável por combater o veneno da cobra.

3. Surucucu Pico-de-Jaca


A cobra surucucu pico-de-jaca chega a 4,5 m de comprimento: não é à toa que ela é classificada como a maior serpente venenosa de toda a América do Sul. A surucucu é marrom com manchas em formato de losangos em marrom mais escuro.

O veneno da surucucu é neurotóxico (afeta o sistema nervoso), extremamente forte e causa:

  • Pressão baixa;
  • Inchaço e dor no local da picada;
  • Batimentos cardíacos lentos;
  • Alteração na visão;
  • Sangramentos pela gengiva, pele e urina;
  • Vômito e diarreia;
  • Necrose e insuficiência renal.

O bote da cascavel atinge até um terço do tamanho de seu próprio corpo, ou seja, ela oferece perigo mesmo estando distante da vítima. O soro antilaquético/antibotrópico laquético é o responsável por combater o veneno da surucucu pico-de-jaca.

Uma curiosidade sobre a surucucu é que, apesar de não possuir chocalho como a cascavel, ela também emite um barulho para afastar intrusos de seu território esfrega o osso presente no final da cauda contra folhas para emitir o som.

4. Jararaca

cobra jararaca
A jararaca, também conhecida como cobra derruba boi é uma serpente venenosa famosa no Brasil porque costuma ser encontrada em matas onde pescadores e caçadores costumam transitar, representando a principal causa de acidentes com serpentes nas Américas envolvendo mortes (7% de chance de morte com uma picada).


A jararaca possui coloração marrom com manchas em formato triangular mais escuras por todo o corpo, uma listra horizontal preta atrás dos olhos e escamas de coloração ocre ao redor da boca.

O veneno da jararaca causa:

  • Necrose (morte do tecido) e inchaço no local da picada;
  • Tontura, enjoos e vômitos;
  • Pressão baixa causada por diminuição da quantidade de sangue no corpo, falência dos rins e sangramento no cérebro que levam à morte.

soro antibotrópico é o soro que combate o veneno da cobra jararaca.

Uma curiosidade sobre esse tipo de serpente é que através de seu veneno foi desenvolvido o remédio Captopril utilizado para tratar a hipertensão arterial.


Atualizado em: 29/06/2023 na categoria: Brasileiras, Espécies